Os Filhos de Deus

Família do coraçãoNis­to são man­i­festos os fil­hos de Deus, e os fil­hos do Dia­bo: quem não prat­i­ca a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.” 1 Jo 3:10  

Questão

Vis­to haver duas grandes famílias na ter­ra, a qual delas quer­e­mos per­tencer e servir com as nos­sas capaci­dades con­ce­di­das pelo Cri­ador? Ninguém per­tencer nem servir dois sen­hores ao mes­mo tem­po, disse Jesus. A decisão é nos­sa, assim como a opção. Col­her­e­mos o resul­ta­do das nos­sas escol­has. As Sagradas Escrit­uras men­cionam duas car­ac­terís­ti­cas de pais, assim como duas car­ac­terís­ti­cas de fil­hos, semel­hantes aos pais, expos­tos a seguir.

O pai da mentira

Cer­ta vez uns judeus afir­maram per­ante Jesus que tin­ham um pai que era Abraão, ao que o Sen­hor respon­deu peremp­to­ri­a­mente: Jo 8:44 – “Vós ten­des por pai o Dia­bo e quereis sat­is­faz­er os dese­jos de vos­so pai; ele é homi­ci­da des­de o princí­pio e nun­ca se fir­mou na ver­dade, porque nele não há ver­dade; quan­do ele pro­fere men­ti­ra, fala do que lhe é próprio; porque é men­tiroso e pai da men­ti­ra.” Quem segue e faz a von­tade do Dia­bo con­sti­tui-se vol­un­tari­a­mente seu fil­ho, pois está seguin­do as nor­mas do seu progenitor.

Out­ra vez, Paulo e Barn­abé foram chama­dos pelo procôn­sul Sér­gio Paulo para lhe trans­mi­tirem a Palavra de Deus, mas resis­tia-lhes Eli­mas que que­ria desviar o procôn­sul da fé, “todavia Saulo, tam­bém chama­do Paulo, cheio do Espíri­to San­to, fitan­do os olhos nele, disse: ó fil­ho do Dia­bo, cheio de todo o engano e de toda a malí­cia, inimi­go de toda a justiça, não ces­sarás de per­vert­er os cam­in­hos rec­tos do Sen­hor?” At 13:9,10.

Por isso mes­mo, o doutor da Igre­ja ensi­na-nos a preparação ade­qua­da para vencer­mos as astu­tas armadil­has de Satanás de for­ma a não cair no seu domínio: “Revesti-vos de toda a armadu­ra de Deus para poderdes per­manecer firmes con­tra as ciladas do Dia­bo.” Ef 6:11. Pedro dá-nos uma séria advertên­cia para não cair­mos nas gar­ras de Satanás: “Sede sóbrios, vigiai. O vos­so adver­sário, o Dia­bo, anda em derre­dor, rug­in­do como leão, e procu­ran­do a quem pos­sa tra­gar.” 1 Pd 5:8. E Tia­go acon­sel­ha-nos da seguinte maneira para ser­mos vito­riosos sobre o nos­so adver­sário: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao Dia­bo e ele fugirá de vós.” Tg 4:7.

Jesus rev­el­ou a João qual será o seu triste fim com os seus favoritos seguidores: “e o Dia­bo, que os engana­va, foi lança­do no lago de fogo e enx­ofre, onde estão a besta e o fal­so pro­fe­ta; e de dia e de noite serão ator­men­ta­dos pelos sécu­los dos sécu­los.” Ap 20:10. “Mas, quan­to aos medrosos, e aos incré­du­los, e aos abom­ináveis, e aos homi­ci­das, e aos adúl­teros, e aos feiti­ceiros, e aos idóla­tras, e a todos os men­tirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enx­ofre, que é a segun­da morte.” Ap 21:8. 

O Pai da Verdade

Jesus rev­el­ou-nos as car­ac­terís­ti­cas que nos dis­tinguem como fil­hos de Deus. É nor­mal imag­i­nar que ten­hamos de reunir as car­ac­terís­ti­cas do nos­so Pai celes­tial. Eis algu­mas referi­das pelo Sen­hor: “Eu, porém, vos digo: Amai aos vos­sos inimi­gos, e orai pelos que vos perseguem para que vos torneis fil­hos do vos­so Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre jus­tos e injus­tos.” Mt 5:44,45. Emb­o­ra as duas famílias vivam jun­tas, não vivem em comum.

Além dis­so, o Sen­hor con­vi­dou-nos à per­feição à semel­hança do nos­so Pai com estas palavras: “Sede vós, pois, per­feitos, como é per­feito o vos­so Pai celes­tial.” Mt 5:48. A per­feição só se encon­tra em Deus, e os seus fil­hos são per­feitos como seu Pai. Com­preen­demos que esta per­feição encon­tra-se na práti­ca do amor porque, “o amor não faz mal ao próx­i­mo. De modo que  o amor é o cumpri­men­to da lei.” Rm 13:10. As Sagradas Escrit­uras ensi­nam que Deus é amor, e Seus fil­hos vivem na práti­ca do amor em entre­ga pessoal.

Jesus é a rev­e­lação práti­ca do amor de Deus, e aque­les que o aceitam recebem do Seu espíri­to que os capaci­ta para viv­er em amor como fil­hos de Deus: “Mas a todos quan­tos o rece­ber­am, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem fil­hos de Deus.” Jo 1:12. Ao amor do Pai segue-se a Paz do Pai, que o Fil­ho veio deixar no mun­do para que viva­mos na paz de Deus, dizen­do: “Bem-aven­tu­ra­dos os paci­fi­cadores porque eles serão chama­dos fil­hos de Deus.” Mt 5:9. Os fil­hos de Deus são guia­dos pelo Espíri­to de seu Pai celes­tial. Cf. Rm 8.14.

Além do amor e da paz, há uma ter­ceira car­ac­terís­ti­ca que dis­tingue os fil­hos de Deus. A justiça é uma das car­ac­terís­ti­cas de Deus, e seus fil­hos rev­e­lam-no na práti­ca da justiça. Assim disse Jesus: “Amai, porém, os vos­sos inimi­gos, fazei bem e emprestai, nun­ca desan­i­man­do; e grande será a vos­sa rec­om­pen­sa, e sereis fil­hos do Altís­si­mo; porque ele é benig­no até para os ingratos e maus.” Lc 6:35. E con­tin­ua o Sen­hor: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádi­vas a vos­sos fil­hos, quan­to mais vos­so Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedi­rem?” Mt 7:11. Os bons fil­hos seguem o bom exem­p­lo dos pais como seus imi­ta­dores. Cf. Ef 5.1.

Con­clusão

Quan­do reuni­mos as car­ac­terís­ti­cas expostas temos den­tro de nós o teste­munho de que somos fil­hos de Deus: “O Espíri­to mes­mo tes­ti­fi­ca com o nos­so espíri­to que somos fil­hos de Deus.” Rm 8:16. “E, porque somos fil­hos Deus envi­ou aos nos­sos corações o Espíri­to de seu Fil­ho, que cla­ma: Aba, Pai.” Gl 4:6. São estes que têm o dire­ito de entrar na cidade san­ta da nova Jerusalém: “E não entrará nela coisa algu­ma impu­ra, nem o que prat­i­ca abom­i­nação ou men­ti­ra; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” Ap 21:27.

Ler + Igre­ja Família de Deus

 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »