HEBREUS I

NOTAS EM HEBREUS

DEUS FALOU

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à dextra da majestade nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. (Heb 1:1-4)

Nota: Embora a carta aos Hebreus tenha sido endereçada aos israelitas, ela contém muito ensino para nós, a que convém dar crédito. A princípio, Deus falou através de profetas, depois falou por meio de Jesus, e atualmente fala-nos através das Sagradas Escrituras, e do Espírito Santo nos crentes santificados. Convém dar crédito à voz de Deus, mais do que a qualquer outra voz, e conferir tudo pelas Escrituras, a fim de não ser enganado. Portanto, Deus vos abençoe.

O CETRO DO REINO

Mas do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão. (Heb 1:8-12)

Nota: O cetro é símbolo de poder nas mãos de Cristo, cuja autoridade lhe foi entregue para governar. Essa autoridade é exercida com justiça, não havendo qualquer iniquidade. Jesus foi ungido com óleo de alegria, ao lado de seus companheiros, por este motivo se chama Cristo, ungido. Ele foi ungido para a nobre missão de proclamar e realizar a salvação dos pecadores. O trecho diz que a obra de suas mãos perecerá, mas Ele permanece para sempre, é eterno. Aquele que era, é, e voltará. Esperemo-lo, e que Deus vos abençoe.

EVITAR A APOSTASIA

Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? (Heb 2:1-4)

Nota: Convém ser diligente a ouvir e praticar a mensagem de Deus, sem qualquer desvio, a fim de não sermos castigados. Como escaparemos nós, se não atentarmos com diligência para a Palavra de Deus, que nos oferece tão grande salvação?! O testemunho dos escritores bíblicos é bastante para confirmar a sua veracidade. Voltar atrás, jamais. O nosso caminho é para a frente, na senda estreita que leva à vida. Deus vos abençoe.

COROADO DE GLÓRIA

Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos. Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. (Heb 2:5-9)

Nota: O homem é um ser vindo do pó, que volta para o pó. Mas o filho do homem, Jesus, é eterno e veio em carne, da virgem Maria por ação do Espírito Santo. O homem recebeu domínio sobre todas as coisas (Gén 1:26). O homem foi criado um pouco menor que os anjos. O filho do homem, Jesus, tornou-se menor que os anjos quando foi à cruz e ali morreu por nossos pecados. Mas, depois disso, foi coroado de glória e honra, assentado à direita do Pai, e tudo lhe está sujeito. Esperemo-lo porque ele voltará. Deus vos abençoe.

EXORTAÇÃO MÚTUA

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação (no deserto). (Heb 3:12-15)

Nota: Convém vigiar para não cair na desobediência e se apartar do Deus vivo. É conveniente, ainda, animarmo-nos uns aos outros, a fim de permanecermos no caminho certo que leva à vida. Os tempos são perigosos e tentadores para o afastamento dos filhos de Deus. Por conseguinte, cada cristão deve velar pelo seu irmão e ajudá-lo na caminhada cristã, que não é nada fácil. Ajudemo-nos a manter a confiança no Senhor, que deu a vida por nós, para estarmos junto dele. Deus vos abençoe.

LUGAR DE REPOUSO

Ora a promessa de entrarmos no lugar de descanso de Deus ainda está de pé. Portanto, irmãos, tenham cuidado, para que ninguém perca a oportunidade de entrar nesse descanso! Na realidade, ouvimos o evangelho exatamente como eles. Porém a mensagem que eles ouviram não lhes serviu de nada, porque a ouviram, mas não a receberam com fé. Portanto, nós, que temos fé, havemos de entrar no descanso a que Deus se referiu, quando disse: Fiquei tão indignado que jurei: «Esta gente não há-de entrar no lugar de descanso que eu preparei.» No entanto, as obras dele estavam completas desde a criação do mundo. (Heb 3:1–3)

Nota: O texto refere-se à experiência no deserto, quando muitos desobedientes morreram lá e não entraram na terra prometida. A fé sem obediência não lhas serviu de nada. Nós ouvimos a mensagem exatamente como eles, mas devemos guardá-la com fé. Haja, portanto, cuidado, a fim de evitar a mesma experiência daqueles hebreus rebeldes. É preciso vigiar e guardar a fé, para sermos achados dignos de entrar no lugar de repouso preparado para os santos. Deus vos abençoe. 

Con­tin­ua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »