HEBREUS II

A PALAVRA DE DEUS

A palavra de Deus é viva e mais poderosa e cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até ao íntimo da pessoa, até à união da alma e do espírito, e até onde os ossos e a medula se juntam. Por isso Deus é capaz de julgar os desejos e os pensamentos do coração humano. Não há absolutamente nada que se possa esconder de Deus. Tudo no mundo está nu e a descoberto aos olhos daquele a quem temos de prestar contas. Uma vez que temos um sumo sacerdote tão importante, Jesus, o Filho de Deus, que chegou até à presença do próprio Deus, estejamos firmes na confissão da nossa fé. (Heb 4:12–14)

Nota: A Palavra de Deus age em nossos corações de forma a podermos reagir a ela de modo positivo. A mensagem de Deus visa alertar-nos para os perigos deste mundo e orientar-nos no caminho certo rumo ao lar eterno. Nada podemos ocultar a Deus, pois ele observa todas as nossas ações e regista tudo para juízo futuro. Visto termos tão notável sumo sacerdote na presença de Deus, não devemos temer porque Ele intercede por nós. Tão somente, guardemos a fé. Deus vos abençoe.

CRISTÃOS MESTRES

Já era tempo de serem mestres. Mas a verdade é que ainda precisam que alguém vos ensine outra vez as coisas fundamentais da palavra de Deus. Ainda precisam de se alimentar de leite, quando já deviam estar a comer alimentos mais fortes. E quem se alimenta de leite não passa de uma criancinha, sem saber distinguir o que está certo do que está errado. Os adultos, pelo contrário, alimentam-se de comidas fortes, visto que, por experiência, já chegaram ao ponto de saber distinguir o bem do mal. (Heb 5:12–14)

Nota: Estes crentes já deviam ser mestres da Palavra de Deus, mas ainda precisavam de alimento suave para se não engasgarem. O leite é para crianças, os adultos comem alimentos sólidos a fim de criarem músculos fortes. Ou seja: o adulto está em condições de discernir tanto o bem como o mal, o certo ou o errado. É normal, no mundo, chamarem ao bom mau e ao mau bom; mas não deve ser assim com os cristãos. Estes devem reconhecer facilmente o certo e o errado. Deus vos abençoe.

COISAS MELHORES

Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. (Heb 6:9–12)

Nota: Dos cristãos são esperadas coisas que acompanham a salvação, ou seja: o resultado da salvação. A pessoa que é salva experimenta uma mudança de mente e começa a viver doutra maneira, sendo orientada por amor e justiça. Isto faz a diferença e entre o passado e o futuro. Convém manter a nova vida ativamente, a fim de ser útil ao próximo e glorificar a Deus. Imitemos os cristãos primitivos, aqueles que herdaram as promessas. Deus vos abençoe. 

ETERNA REDENÇÃO

Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha derramada sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Heb 9:11-14)

Nota: Cristo foi o sacrifício do cordeiro de Deus, que derramou sangue inocente pelos pecadores, a fim de serem salvos da condenação. Agora é o sumo sacerdote da nossa esperança, porque está perante o Pai intercedendo pelos seus amigos. O sangue de um homem inocente tem muito mais valor que o sangue dum irracional, e pode muito mais purificar-nos do pecado que ofende a Deus. Agora temos a possibilidade de servir ao Deus vivo com vidas transformadas pelo Espírito Santo. Deus vos abençoe.

ENTRAR NO SANTUÁRIO

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. (Heb 10:19-23)

Nota: Hoje, podemos entrar no santuário pelo sangue do cordeiro de Deus. Além disso, temos um sumo sacerdote que vela por nossas almas e nos dá plena confiança no perdão, ainda que imerecido. Vamos, pois, diariamente, com íntegro coração e consciência tranquila, à presença do Todo-poderoso. Deus vos abençoe.

PISAR O FILHO DE DEUS

Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. (Heb 10:28-31)

Nota: Pisar o Filho de Deus significa pôr o pé no seu pescoço, em sinal de vitória, como era costume dos antigos conquistadores. Aqueles que aceitaram Cristo, e um dia renunciaram, voltaram atrás, são merecedores de maior castigo do que alguém que abandonasse a religião judaica. Abandonar Cristo é profanar o seu sangue, o sangue da nova Aliança, derramado por todos para perdão dos pecados. Haja cuidado para não aviltar o Senhor, que tanto nos amou e deu sua vida por nós. Sejamos fiéis até ao último momento. Deus vos abençoe.

Continua AQUI

Provém de AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »