A Iluminação das Escrituras

A ilu­mi­nação é o acto pelo qual alguém recebe a com­preen­são das ver­dades rev­e­ladas e reg­is­tadas por inspi­ração, sem a qual é impos­sív­el ao homem nat­ur­al com­preen­der as coisas de Deus, porque elas dis­cernem-se espir­i­tual­mente (1 Co. 2.14,15).

Há difer­ença entre inspi­ração e ilu­mi­nação. A inspi­ração foi con­ce­di­da ao escritor para que a reg­is­tasse. A ilu­mi­nação é con­ce­di­da ao leitor a fim de a enten­der. Care­ce­mos todos da ilu­mi­nação do Espíri­to San­to para poder­mos con­hecer o que nos é dado gra­tuita­mente por Deus. Porque Nicodemos não enten­deu o sig­nifi­ca­do de “nascer de novo” é que Jesus lhe disse que “o que é nasci­do da carne é carne, e o que nasci­do do espíri­to é espíri­to” (Jo. 3.6). A capaci­dade humana é lim­i­ta­da para enten­der as coisas con­cer­nentes a Deus; pois, com difi­cul­dade entende as suas próprias (1 Co. 2.11). O peca­do entene­bre­ceu ain­da mais a mente humana, e mer­gul­hou o homem nas trevas espir­i­tu­ais (Rm. 1.21; Ef. 4.18). É impos­sív­el enten­der o sig­nifi­ca­do da men­sagem bíbli­ca sem a ilu­mi­nação do Espíri­to Santo.

A ilu­mi­nação é útil para sal­vação do pecador. 

O Sen­hor disse que quan­do o Espíri­to San­to viesse, Ele con­vence­ria o mun­do do peca­do, da justiça, e do juí­zo (Jo. 16.8–11).    Assim, o pecador é con­ven­ci­do de que o fac­to de não crer em Cristo é a fonte de todos os peca­dos. O Espíri­to San­to con­vence o pecador de que o sac­ri­fí­cio de Cristo é a úni­ca fonte da justiça div­ina (Rm. 5.18,19; Gl. 2.16; Tt. 3.7). O Espíri­to San­to con­vence o pecador de que a morte de Cristo, na cruz, é o jul­ga­men­to divi­no do peca­do. A ressur­reição proclam­ou que o seu sac­ri­fí­cio foi aceite pelo Pai (Rm. 4.25).

A ilu­mi­nação é útil para o serviço do crente

A regen­er­ação não trans­for­ma a pes­soa auto­mati­ca­mente. Ela ini­ciou um proces­so grad­ual de desen­volvi­men­to espir­i­tu­al com aju­da do Espíri­to San­to. O Sen­hor afir­mou que quan­do o Espíri­to San­to viesse ele nos guiaria em toda a ver­dade (Jo. 16.13). O crente, regen­er­a­do, tem condições espir­i­tu­ais para ser ilu­mi­na­do sobre as ver­dades rev­e­ladas nas Escrit­uras a fim de faz­er a von­tade de Deus (1 Jo. 2.27).

Claro está que o Espíri­to de Deus ilu­mi­na quem se ded­i­ca ao estu­do das Escrit­uras. O líder e mestre dos crentes tem condições espir­i­tu­ais para ser ilu­mi­na­do, quan­do estu­da as Escrit­uras, a fim de enten­der e trans­mi­tir a ver­dade aos crentes. O Sen­hor deu min­istérios à sua Igre­ja para o treina­men­to dos san­tos a fim de cumprirem o seu min­istério na edi­fi­cação do cor­po de Cristo (Ef. 4.11,12). Por isso, os ouvintes recebem a men­sagem, não como palavra de home­ns, mas como palavra de Deus que é (1 Ts.2.13).

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