Jesus voltará

Actos 1:10,11  

Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, porque ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há-de vir assim como para o céu o vistes ir.” 

Questão

Visto que Jesus disse que viria como o ladrão, e os primeiros discípulos o esperavam em seu tempo, como podemos nós, após cerca de dois mil anos, continuar a esperá-lo sem desfalecer na fé?

Contexto bíblico

A questão posta acima já tinha sido feita há muitos anos antes, e foi mencionada por Pedro na sua segunda epístola universal: “…nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” (2 Pd 3:3,4).

O Senhor Jesus avisou os seus discípulos para se não deixarem enganar desta maneira: “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos, porque numa hora em que não penseis virá o Filho do homem.” (Mt 24:42–44). E Marcos escreveu desta maneira: “Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã.” (Mc 13:35).

Ele mesmo confirmou a sua promessa deste modo: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (Jo 14:2,3). “Porém, daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.” (Mt 24:36).

Mas também advertiu que deveria haver muito cuidado com os falsos profetas, ou pregadores, que, a pretexto de grandes sinais, enganariam até os escolhidos, dizendo: “Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.” (Mt 24:26,27).

Todavia, deixou alguns sinais importantes, que nos ajudarão a reconhecer a proximidade da sua vinda, com estas palavras, para os quais devemos atentar cuidadosamente: “Logo depois da tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu com poder e grande glória.” (Mt 24:29,30).

E o Senhor continua alertando: “Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca e não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.” (Mt 24:37–39).

Em virtude do perigo, o mesmo Senhor aconselha vivamente a vigilância constante: “Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: Se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis virá o Filho do homem.” (Mt 24:42–44).

O livro de Apocalipse expressa a sua volta da seguinte maneira: “Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda‑o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.” (Ap 3:3). Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Ap 3:11). “Eis que cedo venho; bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.” (Ap 22:7). “Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.” (Ap 22:12). “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus” (Ap 22:20).

Ninguém sabe quando um ladrão visitará a sua casa, ele aparece num instante, rápido, num ápice. As palavras traduzidas ‘sem demora’ e ‘cedo’ provêm do grego ‘taxy’, donde vem também a nossa palavra ‘taxi’, cujo significado é ‘rápido’. Portanto, o que Jesus queria dizer era que ele viria rápido, mas sem que alguém o esperasse.

E o apóstolo Paulo instrui também os cristãos da seguinte maneira: “Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais que se vos escreva porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.” (1 Ts 5:1–3).

E ele também nos fornece alguns sinais da proximidade da vinda do Senhor: “Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamo-vos irmãos…  Ninguém de modo algum vos engane, porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição…” (2 Ts 2:1–3). “Pois o mistério da injustiça já opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado, e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus desfará com o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira.” (2 Ts 2:7–9).

Paulo está dizendo que, já no seu tempo, a iniquidade era abundante e havia ambiente propício para a manifestação do anticristo; somente uma resistência há a impedir o seu aparecimento, isto é, o poder imperial de Roma, segundo alguns comentadores. Ora, sabemos que quando a governação é frouxa, a iniquidade manifesta-se mais facilmente. Será isto o que acontecerá imediatamente antes da vinda de Cristo.

Quando o apóstolo João estava cativo na ilha de Patmos teve uma visão na qual via uma confederação empenhada a lutar contra o Cordeiro de Deus, conforme o relato de Apocalipse: “Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam o reino, mas receberão autoridade como reis, por uma hora, juntamente com a besta. Estes têm um mesmo intento e entregarão o seu poder e autoridade à besta. Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.” (Ap 17:12–14).

E continua a narrativa da visão celestial: “E vi a besta e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo e ao seu exército. E a besta foi presa e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.” (Ap 19:19,20).

O Senhor, naquela visão, deixou também um aviso importante para todos: “Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda‑o, e arrepende-te. Pois, se não vigiares virei como um ladrão, e não saberás a que hora virei sobre ti.” (Ap 3:3).

E esta era a esperança dos apóstolos ensinada aos cristãos de todos os tempos e lugares: “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” Paulo. (2 Tm 4:8). “Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.” Pedro. (2 Pd 1:16). “E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda.” João. (1 Jo 2:28).

Conclusão

De acordo com a promessa do Senhor, os sinais indicados, e a esperança ensinada pelos apóstolos, que conviveram com Ele, não cessamos de esperar o Seu regresso a fim de cumprir o que ainda resta da mensagem dos profetas, que falaram e escreveram acerca do reino de Deus e do Seu Messias. Porém, é certo que ele virá rápido como um ladrão, mas sem ser esperado.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »