JUDAS

NOTAS NA CARTA DE JUDAS

LUTAR PELA 

Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo: Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados. Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. (Judas 1:1–4)

Nota: A fé é muito importante e deve ser conservada inalterável. Sem fé não há salvação, e sem salvação não há esperança. A esperança depende da fé, assim como a salvação. Se alguém perder a fé, perde a salvação. E sem salvação estão todos perdidos. Tal como naquele tempo, também hoje andam por aí a proclamar uma mensagem alterada, ao sabor da época, a fim de atrair os incautos para suas fileiras. O alvo é desfrutar dos dízimos e ofertas que levam ao seu tesouro em nome de Deus. Deus, porém, tem a recompensa para todos, justos e injustos. Deus vos abençoe.

ADVERTÊNCIA PELA 

Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando‑o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; e aos anjos, que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. (Jud 1:5-7)

Nota: Judas alerta para o facto de muitos terem iniciado a peregrinação, mas não a terminaram onde era previsto acontecer. Os que saíram do Egito pereceram no deserto devido a suas rebeliões e falta de fé. Aos anjos rebeldes aprisionou até ao dia do juízo, a fim de serem castigados. E, os habitantes de Sodoma e Gomorra sofreram também o castigo dos seus desvarios e ofensas a Deus. Tudo aconteceu para exemplo dos vindouros, a fim de se arrependerem e se voltarem para Deus em verdadeira submissão. Deus vos abençoe.

E SALVAÇÃO

Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; e salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne. Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus sábio, salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, epara todo o sempre. Amém. (Jud 1:20-25)

Nota: Aqui temos o conselho de nos edificarmos sobre a fé mútua e mantermos o amor de Deus, orando na esperança da misericórdia divina. Em virtude da vida eterna, convém salvar alguns da condenação ao fogo eterno. Pois, este mundo está em tão má situação, que Deus não pode deixar impunes os malfeitores que abundam por aí. Ele é justo e recompensará a cada um segundo as suas obras. Naquele dia se abrirão os livros das obras e tudo será esclarecido e julgado justamente. Por conseguinte, vivamos na verdade e pratiquemos boas obras que agradem ao divino soberano Senhor. Deus vos abençoe.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »