Nascimento e Infância de Jesus

1. Jesus nasceu em Belém, Lc 2.1–7

Deus orienta sempre os acontecimentos para cumprimento do seu propósito. Assim como levantou Ciro para os judeus regressarem à sua terra, após 70 anos de cativeiro na Babilónia, também inspirou o imperador romano, em Roma, para querer saber a quantidade dos seus súbditos. Deste modo, ordenou um recenseamento em todo o seu império de modo a obrigar José a deslocar-se desde Nazaré até Belém (c. 122 Kms) para se alistar com Maria. 

É digno de nota que Belém é uma palavra hebraica composta que significa “Casa de Pão”; e, foi ali que Deus fez nascer o pão da vida para todo o mundo. O mais importante evento através dos tempos aconteceu em Belém de Judá cerca do ano cinco a. C. Ali nasceu aquele que seria o Salvador do mundo. 

Enquanto o seu primeiro advento aconteceu em humilhação e enche o mundo com a graça divina, o segundo acontecerá em exaltação e inundará o mundo com a Sua glória. Estes dois eventos constituem os pontos mais altos na História da Humanidade. Deus enviou o seu Filho para que todo aquele que nele crê não seja condenado, mas tenha a vida eterna. 

2. O nascimento é proclamado, Lc 2.8–20

Os rebanhos estavam pastando durante o fresco da noite, o que se depreende que estiveram recolhidos durante o calor do dia. Portanto, Jesus terá nascido na época de primavera ou verão, e não no inverno conforme a tradição. 

Belém, situada a 9 km a sul de Jerusalém, era geralmente conhecida como a cidade da família real. Ali tiveram casa Boaz, Obede, Jessé e David. O sinal dado pelo anjo facilitou o encontro com o recém nascido. O menino estaria deitado numa manjedoura e envolvido em panos. Aqueles pastores pertenciam ao número dos que esperavam a vinda do Messias; doutra maneira não teriam recebido aquela informação dos anjos. 

Após o anjo solitário ter revelado a notícia aos pastores, uma multidão de anjos apareceu no céu a confirmar o seu testemunho, dando glória a Deus pelo sucedido e proclamando a paz na terra. Que cânticos maravilhosos terão ouvido aqueles pastores! Sons celestiais em perfeita harmonia, partindo dos céus, ecoavam por aquelas pastagens deixando os humildes pastores extasiados. Que experiência deslumbrante a deles! Jamais tinham ouvido música semelhante. 

Os pastores foram ver e, provando a veracidade dos factos, glorificaram a Deus. Não há dúvida alguma que estes homens humildes esperavam o messias, assim como Simeão e Ana. Ali estava o Príncipe que trazia paz ao mundo. Era o Príncipe da Paz. Agora, aqueles que são justificados pela fé têm paz com Deus e uns com os outros. 

3. Circuncisão e apresentação no templo, Lc 2.21–38

Desde o nascimento, Jesus é o exemplo em todas as coisas. Nada deixou por cumprir. A lei concernente à purificação da mãe e apresentação das crianças ao Senhor encontra-se em Levítico 12, Êxodo 13 e Números 8. Após trinta e três dias, a mãe devia ir ao templo com a criança e oferecer um cordeiro pela sua purificação. Mas, em caso de pobreza, podia oferecer um casal de rolas ou dois pombinhos. Visto que José e Maria eram pobres só puderam cumprir a segunda hipótese. 

Simeão e Ana eram dos poucos em Israel que esperavam a vinda do Messias. O Espírito Santo guiou-os ao templo mesmo na hora da chegada do menino. Ao vê-lo, alegraram-se pelo facto de haver começado uma nova época com a presença do Messias e glorificaram a Deus que cumpriu a Sua promessa. Tomando o menino nos braços, disse a Deus que podia chamá-lo à Sua presença porque já tinha visto o Salvador, a luz das nações, e a glória de Israel. Doravante, o seu grande tema de conversa entre amigos era Jesus, o Messias prometido. 

Mas, Simeão falou profeticamente a Maria e disse-lhe: “uma espada trespassará a tua alma”. Esta profecia cumpriu-se junto à cruz quando o seu amado filho foi tragicamente assassinado e traspassado pela lança dum soldado romano. Enquanto ela observava o sofrimento e a morte do seu filho era como se uma lança traspassasse igualmente o seu coração. Oh! Quanto sofrimento para uma mãe que cria o seu filho para ser morto pelos pecados da humanidade! Todavia, foi o sofrimento do filho que providenciou a tão grande salvação que podemos desfrutar pela fé. 

Para ler mais sobre Jesus >  Da Manjedoura à Cruz.pdf

 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »