Natal é Vida Nova

Leitu­ra: João 3:1–12

Em ver­dade, em ver­dade te digo que se alguém não nascer da água e do Espíri­to não pode entrar no reino de Deus.” (v. 5)

Reflexão

Jesus nasceu para con­ced­er vida nova àque­les que crerem nele de for­ma a poderem faz­er parte do reino de Deus. Ele afir­mou que veio para con­ced­er vida abun­dante, e esta é rece­bi­da através do novo nasci­men­to. Quan­do a semente de Deus ger­mi­na em nós tor­namo-nos Seus fil­hos espir­i­tu­ais, como está escrito: “ten­do renasci­do, não de semente cor­rup­tív­el, mas de incor­rup­tív­el, pela palavra de Deus, a qual vive e per­manece.” Cele­bre­mos este natal com Jesus.

Este renasci­men­to é o nos­so Natal espir­i­tu­al, mar­ca­do por três impor­tantes fac­tores divi­nos que dis­tinguem os fil­hos de Deus. 

O primeiro é o amor de Deus implan­ta­do em nós pelo Espíri­to San­to para amar­mos à semel­hança do nos­so Pai celes­tial. Quem não ama não exper­i­men­tou ain­da o novo nasci­men­to e não con­hece Deus, porque Deus é amor. É o amor de Deus que faz a diferença.

O segun­do fac­tor é a justiça, porque ao ser­mos jus­ti­fi­ca­dos ficamos em condições e com pos­si­bil­i­dade de viv­er em justiça, isto é, recebe­mos capaci­dade para recon­hecer os dire­itos dos out­ros. Assim falou Jesus: “Se a vos­sa justiça não exced­er a dos escribas e fariseus, de modo nen­hum entrareis no reino dos céus.” A práti­ca da justiça de Deus é que faz a diferença.

O ter­ceiro é a paz; o nos­so Pai é Deus de paz, e Seu Fil­ho colo­cou-nos em paz com o Pai e deixou-nos a Sua paz. Assim instru­iu Paulo: “Se for pos­sív­el, quan­to depen­der de vós, tende paz com todos os home­ns.” Porque o reino de Deus é mar­ca­do por justiça, paz e feli­ci­dade por acção do Espíri­to Santo.

Viva­mos em amor, pra­tique­mos a justiça, e busque­mos a paz.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »