NO PRINCIPIO

CURIOSIDADES DA LÍNGUA HEBRAICA IX

Existe muita semelhança entre o princípio do livro de Génesis e o evangelho de João. Em Génesis lemos: “No princípio Deus criou…” e em João temos: “No princípio era o Logos…” Atentemos na semelhança da mensagem. No princípio Deus falou, e do nada tudo apareceu. No princípio tudo foi feito pelo Logos (a Palavra) e sem ele nada foi feito.

Em hebraico, no princí­pio é “tywarb” (bereshith) a mes­ma que é usa­da em João na ver­são hebraica. Na primeira parte da palavra temos “arb” (bara) que sig­nifi­ca cri­ar do nada. Ora só Deus pode faz­er isso, e somente é usa­da para exprim­ir a Sua acção cri­ado­ra. Depois temos as duas primeiras letras hebraicas na mes­ma palavra “rb” (bar) que em ara­maico sig­nifi­ca fil­ho. Logo, o fil­ho esta­va no princí­pio ao lado do Pai, rep­re­sen­ta­do por “a” (alef). Então, o Pai e o fil­ho “arb” cri­aram os céus e a terra. 

A seguir, no meio da palavra, temos “war” (rosh) que sig­nifi­ca cabeça. E Jesus é apre­sen­ta­do no Novo Tes­ta­men­to como cabeça do Cor­po, a Sua Igre­ja. A ver­são hebraica usa “war” (rosh) tan­to em Efé­sios 5:23 como em Colossens­es 1:18. Jesus é o Chefe supre­mo, o Coman­dante Ger­al das forças celes­ti­ais e ter­restres para edi­ficar o Seu Reino eter­no. A Ele é dev­i­da toda a obe­diên­cia por todos os Seus súb­di­tos a fim de serem bem suce­di­dos nas suas real­iza­ções. Assim como no pas­sa­do obe­de­ce­r­am a Josué, tam­bém na actu­al­i­dade deve­mos obe­de­cer ao nos­so Comandante. 

A últi­ma partícu­la da palavra é “tyw” (shith) que pode sig­nificar deter­mi­nar, impor, apoiar, entre out­ros. Quan­do Jesus deter­mi­na, mar­ca lim­ites aos seus sol­da­dos, e estes sub­me­tem-se às ordens com a promes­sa do Seu apoio con­stante para o cumpri­men­to da tare­fa requeri­da. Aten­te­mos na tradução lit­er­al a seguir: “Por­tan­to indo, dis­cip­u­lai todas as nações, bap­ti­zan­do-os em nome do Pai, e do Fil­ho, e do Espíri­to San­to; ensi­nan­do-os a guardar todas as coisas que eu vos ten­ho man­da­do; e eis que eu estou con­vosco todos os dias, até à con­sumação dos sécu­los, amém.” Mt 28:20.

Mas há mais. Na frase de Géne­sis 1:1 existe o arti­go definido no plur­al e no sin­gu­lar “os, a” rep­re­sen­ta­dos em hebraico pelas letras “at” (alef tav) na ordem inver­sa (ta) como é escrito nes­sa lín­gua, da dire­i­ta para a esquer­da. Essas letras são a primeira e a últi­ma do alfa­beto hebraico, e rep­re­sen­tam a total­i­dade. Assim disse Deus, e ficou escrito em Is. 44:6: “Eu sou o primeiro, e eu sou o últi­mo, e fora de mim não há Deus.” Essas letras são rep­re­sen­tadas em grego, usa­do no Novo Tes­ta­men­to, por “AW” (Alfa Ómega) primeira e últi­ma letras do alfa­beto grego. Jesus iden­ti­fi­cou-se com o Pai ao usar a mes­ma expressão, escri­ta em Ap. 22:13: “Eu sou o Alfa e o Ómega, o princí­pio e o fim, o primeiro e o derradeiro.” 

Pelo expos­to con­clui-se que Jesus é Deus encar­na­do, à semel­hança do Homem, e não há out­ro a quem deva­mos obe­de­cer e recor­rer para ser­mos bem sucedidos.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »