O Cristão e a Oração

O cristão e a oração. “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para que sareis.” Tiago 5.16

A oração é a chave da vitória em todas as circunstâncias. Mediante a intercessão regular colaboramos com Deus nas suas realizações. Todos os crentes têm o seu tempo de gozo, abatimento e doença, quando é necessário proceder conforme as circunstâncias. Perante a alegria deve cantar louvores ao Senhor que o salvou. David deixou-nos este conselho: “Regozijai-vos no Senhor, vós os justos, pois aos retos convém o louvor.” Nos cânticos expressamos a nossa gratidão pela experiência da salvação e porque vivemos uma vida nova na sua presença. 

No caso de sentir aflição, o crente deve dirigir-se a Deus com fé, orando para que o Seu Espírito lhe proporcione consolação. O próprio Jesus esteve aflito no Getsêmane, e, orando ao Pai, veio um anjo do céu para o confortar. Lucas 22.43. 

Alguém disse que a oração é para a alma o que o ar é para os pulmões. O crente que ora liberta-se das toxinas espirituais que atrofiam a alma e, em troca, recebe a graça e o poder vivificante de Deus para vencer até à volta de Cristo. Jesus também orava, e ensinou a orar.

A oração deve fazer parte do programa diário do crente, juntamente com a leitura da Palavra de Deus. Pelo menos, não deve ser desprezada nas três principais refeições do dia antes, ou depois. Se “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”, também nem só de ar viverá o homem, mas da oração constante diante de Deus. 

Em caso de doença, deverão ser chamados os presbíteros da igreja para fazer oração pelo enfermo na esperança da cura. O sofredor pode pedir para ser ungido com azeite, e a oração da fé libertará o doente. Se tiver cometido pecados serão perdoados, e a saúde será restaurada. 

No princípio, se alguém não podia ir à reunião da igreja chamava os presbíteros para orarem sobre ele. A presença deles era considerada como se toda a comunidade estivesse em sua casa. Neste caso sempre deve confiar no poder de Deus para operar em seu favor. Existem enfermidades causadas por desentendimentos e pecados, os quais alteram o estado psíquico do indivíduo que, por sua vez, desorganiza o bom funcionamento dos órgãos do Corpo.

Ora, para desaparecerem os efeitos será preciso eliminar as causas. Para isso, é necessário que seja feita confissão das perturbações a fim de serem praticados o aconselhamento adequado e a oração definida. Convém recordar que a paz espiritual contribui muito para a recuperação física. Finalmente, todos os cristãos devem sentir a obrigação de restaurar aqueles que porventura se tenham afastado da verdade. É bom não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »