O Fruto do Espírito

Leitura: Gálatas 5:16–26

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” (v. 22)

Reflexão

O Apóstolo e Mestre em Teologia ensina que o Espírito Santo produz o fruto referido acima que nos identifica como cristãos. Estas virtudes não brotam naturalmente do espírito humano, mas são reflexo da presença e da operação do Espírito de Deus em nossos corações. A nossa leitura enfatiza o contraste entre as obras da carne e o fruto do Espírito. As primeiras impedem-nos a entrada no reino dos céus, enquanto o fruto do Espírito serve especialmente para edificação do reino através do testemunho.

As nove graças manifestadas pelo Espírito Santo de Deus são como os gomos duma laranja, que é um só fruto e confirma a qualidade da árvore. O Espírito é a seiva que faz desenvolver o fruto e lhe fornece o sabor adequado para ser apreciado e desejado. Assim, a vida cristã é a expressão viva dum coração pleno da presença de Cristo. Somente quando estamos cheios do Espírito de Cristo podemos manifestar o fruto do Espírito; “porque sem mim nada podeis fazer” disse Ele.

Todos sabemos que a mente e o vigor são governados pelas nossas intenções. Podemos amar determinando pôr os nossos pensamentos e energia ao serviço do próximo pelo amor de Deus. A expressão mais importante na Bíblia é a incomensurável frase “Deus é amor.” Poderemos não ter a definição adequada para a essência do amor, assim como não podemos definir a essência divina, mas podemos descrever o fruto e seus efeitos. 

Oração

Meu Senhor, agradeço pelo Espírito Santo e rogo que me ajudes na manifestação do fruto adequado ao testemunho cristão. Amém.

Ler mais > AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »