O MESSIAS REINA

Leitura: Miquéias 5:1–5

Mas tu, Belém Efrata, pos­to que peque­na entre os mil­hares de Judá, de ti sairá aque­le que há-de reinar em Israel, cujas saí­das são des­de os tem­pos anti­gos, des­de os dias da eternidade.” (v. 2)

Reflexão

Este rela­to é uma pro­fe­cia a respeito do lugar de nasci­men­to do Mes­sias. Muitos anos antes do acon­tec­i­men­to, o pro­fe­ta prediz que ele viria de Belém Efrata, que sig­nifi­ca casa de pão com far­tu­ra. Ora, quan­do Jesus mul­ti­pli­cou o pão para ali­men­tar mul­ti­dões, quis­er­am fazê-lo rei, mas ele escapou-se porque ain­da não era o tem­po ade­qua­do. Noutra ocasião, ele afir­mou ser o pão da vida, e quem dele com­er viverá eter­na­mente: “Declar­ou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aque­le que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.” Pão e água sig­nifi­ca ali­men­to com­ple­to.

Quan­do Jesus nasceu, os magos per­gun­taram pelo rei dos judeus e encon­traram-no. No iní­cio do seu min­istério Natanael recon­heceu-o como o rei de Israel. Quan­do Ele con­vi­dou os dis­cípu­los a escol­her aban­doná-lo ou seguí-lo, Pedro respon­deu: “Para quem ire­mos nós, Tu tens as palavras da vida eter­na.” Quan­do esta­va per­ante Pilatos, Jesus foi inter­ro­ga­do sobre se era o rei de Israel e, respon­den­do que sim, adiantou: “Eu para isso nasci, e para isso vim ao mun­do.” Então escrever­am um títu­lo e colo­caram-no sobre a sua cabeça, na cruz: “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus.”

Quan­do ascen­deu ao céu, o Pai assen­tou-o ao Seu lado dire­ito e dele­gou-lhe toda a autori­dade. O reino dos céus chegara, e ago­ra rece­bera domínio sobre ele. Isto é, quem se sub­mete à Sua von­tade é con­sid­er­a­do Seu súb­di­to no reino dos céus. O Sen­hor afir­mou ain­da que o reino de Deus está den­tro de nós. Isto sig­nifi­ca que estando Ele em nós, reina em nos­sos corações, “porque o reino de Deus não con­siste em com­er e beber, mas em justiça, paz e ale­gria no Espíri­to San­to.” Quan­do tiv­er o domínio total entre­gará o reino a Seu Pai. Então, “o reino do mun­do pas­sará a ser de nos­so Sen­hor e do seu Cristo, e Ele reinará pelos sécu­los dos sécu­los.” Amém

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline