O Mistério da Regeneração

O MISTÉRIO DA REGENERAÇÃO

Leitura: João 3:1–10

Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?” (v. 4)

Reflexão

Um mestre de Israel acreditava em Jesus, mas estava confuso a respeito do novo nascimento. Como podia isso acontecer? Ora, se há vida física, há também vida espiritual. Se há reino físico, há também reino espiritual. E ambos provêm e dependem de Deus. Como homem físico fui criado por Deus. Como homem espiritual fui igualmente criado por Deus. Agora dependo dele em ambos os aspectos. O físico alimenta-se dos nutrientes que provêm da terra, enquanto o espírito é alimentado pelos nutrientes da Palavra de Deus.

Mas, como pode um homem renascer, sendo velho? Segundo o versículo oito isto é um mistério que pertence ao foro divino. Tentamos, todavia, a aproximação de uma resposta satisfatória que nos revele a verdade acerca do tema. É sabido que pela união dos genes físicos do homem e da mulher nasce um ser físico. Igualmente, pela união dos genes espirituais de Deus e do homem nasce um ser espiritual. Aconteceu assim com o nascimento de Jesus, quando Deus veio sobre Maria para que gerasse um Filho à Sua semelhança, de forma a ser tal Pai tal Filho.

Comigo passou-se algo semelhante, como ensina Pedro: “Tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.” No princípio, o Logos originou todas as coisas; agora, o mesmo Logos pode renová-las, e o homem está no início da escala. Eu sou um privilegiado por ter renascido na grande família de Deus e ser uma nova criação Sua.

Oração: Obrigado meu Pai do céu pela vida nova que recebi para ser Teu filho.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline