O Significado do Nome

H aW oH eJ

Na antiguidade, o nome estava vinculado tanto à natureza, quanto ao carácter, e à função da pessoa nomeada. Havia, portanto, muita crença na eficácia do poder do nome. Por exemplo, dar um nome significava exercer o domínio. As mulheres ansiavam adoptar o nome de um homem para desfrutarem da sua proteção. Nem o próprio Deus ficou sem nome pessoal. Ele se revelou como Yahweh a fim de ser conhecido como aquele que é eterno, sem princípio nem fim, e, portanto, Todo-Poderoso, em quem podiam confiar para socorrê-los nas suas angústias.

O nome de Deus

E apareceu “Yahweh” a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito;” (Gén. 17.1). Este nome pessoal de Deus é formado do tempo verbal indefinido cujo significado pode ser: Eu era, Eu sou, Eu serei. Ele é o eterno, que existe por si mesmo, e Todo-Poderoso criador. Por ser tão santo, os judeus deixaram de pronunciá-lo a ponto de se perder a sua vocalização certa.

O nome de Jesus

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome “Yeshua”; porque ele salvará (yushia) o seu povo dos seus peca dos” (Mat. 1.21). Este nome é formado com a raiz “Ye” e uma forma do verbo salvar “Shuah”. Por conseguinte, Jesus é Yahweh encarnado para salvar o seu povo. João, no seu evangelho, confirma que “No princípio era o Verbo ou (Logos) e o Logos estava com Deus, e o Logos era Deus. E o Logos se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade;” (João 1.1,14). “…E dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de “Emanuel” que traduzido é Deus connosco;” (Mat. 1.23). Jesus foi, e continua a ser, Deus connosco, porque Ele prometeu estar connosco todos os dias, no cumprimento da grande comissão que nos entregou, de levar o seu evangelho do reino a todas as criaturas.

O poder do seu nome

O poder do nome de Jesus está declarado nas afirmações colhidas da Bíblia, das quais exponho algumas: “Senhor, não profetizámos nós em teu nome, e em teu nome não expulsámos demónios, e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?” (Mat. 7.22). O nome de Jesus tem sido usado, mesmo por pessoas cujos propósitos não tenham sido os melhores, para desfrutarem da sua autoridade e colher benefícios fáceis em proveito próprio. “Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda”. “E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis;” (Act. 3.6,16).

A autoridade que assistiu a Pedro naquele momento foi o poder do nome de Jesus, o qual inspira fé e vontade de reagir positivamente. “Em nome de Jesus Cristo te mando que saias dela;” (Act. 16.18). E saiu. Paulo não se deixou enganar por um espírito maligno de adivinhação; antes, usando o nome de Jesus, ordenou ao espírito para que deixasse a jovem e foi obedecido. Porque o nome de Jesus é respeitado por todos os espíritos; (Mar. 16.15). Os setenta discípulos que Jesus enviou, na sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir, voltaram com alegria dizendo: “Senhor, pelo teu nome até os demónios se nos sujeitam;” (Luc. 10.19). Em nossos dias podemos dizer o mesmo, porque isto acontece regularmente.

Durante os meus trinta e seis anos de fé (quando escrevi este) tenho observado, em vários lugares, estas coisas acontecerem em nome de Jesus. Muitos têm sido abençoados pelo Senhor. Como crentes, podemos confiar nele e usar o seu nome para libertar as pessoas da opressão que as aflige, a fim de se tornarem úteis no reino de Deus e desfrutem da vida eterna em Sua presença. Então, eu sou criação de Deus que, tendo sido pecador, fui regenerado por Cristo e santificado pelo Espírito Santo. Estou num lugar da terra servindo ao Deus vivo e verdadeiro, com uma vida nova e vitoriosa na edificação do Seu Reino. Rumo à pátria celeste onde serei recompensado com a vida eterna.

E o prezado leitor? Já pensou no seu estado perante Deus? A sua vida é limpa e não tem que recear? Como se encontra presentemente? Goza de perfeita comunhão com o Senhor? Sabe o que o espera no futuro? Está preparado para se encontrar com Deus? Procure, sinceramente, responder a estas perguntas e descobrirá o seu estado perante o Juiz de toda a terra. Não guarde para amanhã o que pode fazer hoje, porque, geralmente, os adiamentos jamais se concretizam. Hoje é o dia aceitável, aqui mesmo é o lugar da decisão, e esta é a hora conveniente para reflectir e optar por servir a Jesus Cristo com uma vida nova.

Guarde uns minutos em silêncio e meditação; depois, diante de Deus diga: Meu Senhor, estou perante Ti, confessando o meu pecado por haver desprezado, durante tanto tempo, a Palavra da Vida, e deixando de fazer a Tua vontade. Agradeço que me perdoes e me restaures à Tua comunhão para desfrutar a verdadeira vida e servir no Teu Reino. Meu Deus, prometo ser fiel todos os dias até à morte e servir a Tua Igreja, aconselhando as pessoas à salvação e à edificação do Teu Reino; Amém.

Depois de haver feito isto procure uma igreja, onde poderá receber mais instrução sobre as Sagradas Escrituras, e progrida na experiência da vida cristã. Ali encontrará cristãos preparados para ajudá-lo a enfrentar corajosamente as vicissitudes da vida diária. Não carregue o seu fardo sozinho; compartilhe‑o com outros que esperam alguém a quem ajudar. Deus criou-nos para o adorarmos, vivermos em sociedade e nos ajudarmos uns aos outros. Por isso insira-se numa assembleia cristã onde se adora a Deus conforme as Escrituras e haja demonstração de fraternidade. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Ler + AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »