O TRABALHO É DIVINO

Imagem ilustrativa

Tra­bal­ho

Leitura: Génesis 2:15–25

Tomou, pois, o Sen­hor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. Orde­nou o Sen­hor Deus ao homem, dizen­do: De toda árvore do jardim podes com­er livre­mente; mas da árvore do con­hec­i­men­to do bem e do mal, dessa não com­erás;” (vv. 15, 16)

Reflexão

O Cri­ador teve o cuida­do de plan­ear tra­bal­ho para as criat­uras que colo­cara nes­ta ter­ra; então, seria ópti­mo que todos sen­tísse­mos essa respon­s­abil­i­dade e cumprísse­mos o nos­so dev­er. A respon­s­abil­i­dade é de todos, não somente de alguns. O tra­bal­ho dig­nifi­ca o indi­ví­duo e provê bem-estar à sociedade. A vida sem tra­bal­ho seria enfadon­ha, ou mes­mo insu­portáv­el. Como Deus é sábio, fez tudo para nos­so benefício.

O Sen­hor entre­gou-nos um jardim reple­to de plan­tas ali­men­tí­cias a fim de des­fru­tar­mos delas diari­a­mente. As plan­tas con­têm todos os ingre­di­entes necessários à vida humana. É pre­ciso, porém, faz­er uma ali­men­tação diver­si­fi­ca­da para equi­li­brar os respec­tivos nutri­entes. Tudo quan­to foi cri­a­do por Deus é útil à vida na ter­ra. Ele somente nos privou da árvore do con­hec­i­men­to do bem e do mal porque não pre­cisá­va­mos de con­hecer o mal. Seria sufi­ciente con­hecer o bem e prat­icá-lo em bene­fí­cio de todos.

Temos ain­da a tare­fa de con­ser­var este jardim limpo, livre de resí­du­os prej­u­di­ci­ais à vida. Infe­liz­mente nem todos temos esse cuida­do, e a ter­ra avança para o caos por nos­sa causa. Mas ain­da é pos­sív­el livrar este plan­e­ta da ruí­na se todos os seus habi­tantes cumprirem a sua respon­s­abil­i­dade. Eu com­pro­me­to-me a faz­er a min­ha parte. Tam­bém isso é tra­bal­ho divi­no e tem a sua rec­om­pen­sa com saúde e vida abundante. 

Aju­da-me, Sen­hor, a cumprir o meu dev­er no jardim da vida.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »