O VERDADEIRO ADORNO

Leitura: 2 Pedro 1:5–11

Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” (v. 8 ) 

Reflexão

O apóstolo apresenta oito características como sendo o verdadeiro adorno dos cristãos. São como oito pérolas unidas por um fio de ouro com início na fé e terminando no amor: aconselha Pedro: “acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade”, ou agape, em grego.  Além disso, este precioso colar é o sinal infalível de conhecermos o Senhor e a garantia de entrarmos no Seu reino eterno.

Primeiro, devemos ser diligentes no desenvolvimento destas características, que atestam o nosso conhecimento do Senhor Jesus Cristo. A fé deve ser comprovada pela virtude, isto é, pela excelência; o cristão não se contenta com a mediocridade, ele esforça-se pela especialidade. A busca da excelência resulta inevitavelmente em mais conhecimento. E o conhecimento dá-nos maior possibilidade de autodomínio, porque conhecendo o resultado do pecado e do conhecimento de Cristo ajuda-nos a fazer escolhas correctas. Não sejamos cegos espirituais.

Depois optamos pela perseverança na fé a fim de sermos piedosos, ou devotos da compaixão. Por fim devemos cultivar a comunhão fraternal e o amor; isto significa que a comunhão só é possível quando o amor agápico está em acção permanente. E este amor é muito bem ilustrado pela morte de Cristo na cruz. Ninguém tem maior amor que este. Ágape é a medida de Deus.

Oração

Meu Senhor, ilumina-me para entender e cultivar estas qualidades em mim, a fim de Te conhecer e revelar plenamente às pessoas à minha volta. Amém.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »