Ritual da Páscoa

Pás­coa hebraica

Ritual da Família

1.    Quatro dias antes da refeição da Páscoa (10 de Nisan), um cordeiro escolhido é examinado para verificar se é perfeito (Êxodo 12:3; 1 Pedro 1:19). Jesus é chamado o Cordeiro de Deus trinta vezes no Novo Testamento.

2.    Na véspera da Páscoa era feita uma procura de fermento velho e livrar-se dele (1 Coríntios 5:7). O pão da festa deve ser ázimo, ou sem fermento.

3.    A 14 de Nisan, o cordeiro é morto, mas nenhum osso é quebrado (Êxodo 12:46; Gálatas 2:20).

4.    O jantar, que inicia com cânticos, consiste em quatro copos de vinho, alguns vegetais, ervas amargas, pão e o cordeiro.

5.    O anfitrião mergulha os vegetais nas ervas amargas e serve os convidados. isto representa comer em amargura no Egipto.

6.    A oração sobre o primeiro copo (Lucas 22:17–18).

7.    Aqueles que participam da Páscoa iniciam a cerimónia da lavagem das mãos. O anfitrião serve todos os convidados começando com o convidado mais honrado (João 13:26–27). Este privilégio foi dado a Judas, que estava sentado numa posição de honra. Após isto ele saiu logo e não participou na cerimónia da “nova aliança”.

8.    O anfitrião enche então o segundo copo e espera. O anfitrião pergunta às crianças, – “Porque é esta noite diferente das outras noites?”.

9.    O grupo canta o Salmo 113 e 114 e então bebe o segundo copo.

10.  O anfitrião lava as mãos, parte o pão asmo e pronuncia uma bênção. Provavelmente foi nesta altura que Cristo anunciou a nova aliança e o significado de partir o pão.

11.  O grupo come o cordeiro.

12.  Depois do jantar um terceiro copo é servido, o copo da redenção. Este copo é abençoado e todos os participantes bebem dele. Este foi provavelmente o copo que Jesus usou para instituir a nova aliança.

13.    O grupo canta. Os Salmos 115 a 118 eram cantados depois do quarto copo (1 Coríntios 11,25 e 30). Estes Salmos continham as frases “Hosha Na”, (Salva agora, Oh Senhor) e Bendito é aquele que vem no Nome do Senhor” (Salmos 118:25–26).

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »