Salgado com fogo

Marcos 9.49,50

Porque cada um será salgado com fogo.  Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos e guardai a paz uns com os outros” 

Questão

Como é possível ser salgado com fogo? Somente o sal pode salgar, nada mais. Para compreender essa frase, primeiro teremos de observar o contexto:

Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demónios, e nós lho proibimos porque não nos seguia. Jesus, porém, respondeu: Não lho proibais, porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim” (Mc 9:39)…

… se o teu olho te fizer tropeçar lança‑o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno, onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga. Porque cada um será salgado com fogo. Bom é o sal; mas se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos e guardai a paz uns com os outros” (Mc 9.43–50).

Principal objectivo

A leitura supra mostra-nos que o problema residia na proibição de alguém que expulsava demónios sem andar na comitiva de Jesus. Então, o Senhor quis ensinar os discípulos que não deviam tomar tal atitude porque o homem estava fazendo uma boa obra. E isto devemos também nós observar como bons discípulos de Cristo. Eis alguns factores de ensino do mestre Jesus:

1.      que outros homens, mesmo não estando com eles, poderiam ser cristãos, Mc.38–39.

2.      que deviam estar dispostos a olhar favoravelmente para a mínima evidência de que eles poderiam ser verdadeiros cristãos, Mc 9.41.

3.      que deviam evitar ofender tão fracos e obscuros cristãos, Mc 9.42.

4.      que tudo aquilo que provoca ofensa ou desonra à religião deve ser evitado, Mc 9.43.

5.      que tudo o que faz perigar a sua salvação deve ser sacrificado. Ex. olho, mão, etc.

6.      que eles devem negar-se a si mesmos em todos os aspectos de modo a obter a vida eterna.

7.      e que deste modo preservariam a vida eterna.

Conclusão

Aqueles que se afastarem dos Seus ensinamentos deixam de ser o sal da terra, conforme Ele nos declarou: “Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há-de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens” (Mt 5:13).

Ora, se tal pessoa não é prestável como sal, se não dá sabor à vida neste mundo, se não é visto como um discípulo de Cristo, e provoca escândalos para vergonha do evangelho, terá o seu fim no lago de fogo, cuja figura foi extraída da geenna, lugar da lixeira ao sul de Jerusalém, “onde o bicho não morre e o fogo não se apaga” a qual serviu de ilustração para mencionar o castigo eterno. Isto concorda plenamente com o baptismo em fogo, narrado por Mateus em Mt 3.7–12, a respeito dos religiosos contemporâneos.

Assim como o sal mantém a carne sã, também o fogo mantém o castigo na eternidade. Sejamos cuidadosos em nossos juízos. Por conseguinte evitemos a imprudência. Aceite a oferta de Deus.

Ler ainda Batismo de Fogo

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »