TITO

COMENTÁRIOS EM TITO

ESCOLHIDOS POR DEUS

Da parte de Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para ajudar a fé daqueles que Deus escolheu para o conhecimento da verdade, conforme a doutrina que se baseia na esperança da vida eterna. Deus, que não mente, prometeu-nos essa vida, desde tempos imemoriais. E, no tempo apropriado, deu-nos a conhecer a sua palavra, na mensagem que me foi confiada e que eu agora anuncio por ordem de Deus, nosso Salvador. A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador. (Tit. 1:1–4)

Nota: Esta carta é dirigida por Paulo a Tito, seu companheiro de ministério. O apóstolo ocupa-se daqueles que Deus escolheu, desejando o crescimento de sua fé e conhecimento da verdade segundo a doutrina da vida eterna. Foi Deus quem prometeu a vida eterna a homens e mulheres que se arrependem e voltam para ele com dedicação. Paulo proclama a mensagem de Deus a fim de todos conhecerem a salvação a que têm direito através de arrependimento e fé no sacrifício de Cristo. Deus vos abençoe.

CONSELHOS VÁRIOS

Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; as mulheres idosas, de modo semelhante, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. (Tit 2:1–5)

Nota: O apóstolo Paulo aconselha Tito a ensinar conforme a sã doutrina. Ele deve ensinar todos acerca do seu dever social, a fim de não prejudicarem a proclamação da mensagem salvadora. Os idosos devem comportar-se segundo a sua idade, com amor, fé e paciência. As mulheres devem ser mestras no bem, a fim de ensinarem as mais novas a amar os maridos, serem boas donas de casa, e educar seus filhos segundo a doutrina do Senhor. Todos devem dar o melhor testemunho a fim de não impedirem o progresso do evangelismo para salvação de homens e mulheres. Deus vos abençoe.

TESTEMUNHO SANTO

Lembra a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem ninguém, sejam pacíficos e amáveis, e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens. Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros. (Tit 3:1–3)

Nota: Paulo continua advertindo os deveres sociais dos cristãos, como santos do Senhor. Devemos estar sujeitos a governantes e autoridades, segundo leis estabelecidas, sem provocar rebeliões nem guerrilhas inoportunas. O cristão deve evitar a calúnia, ser amável e pacífico, a fim de dar o melhor testemunho possível de seu Senhor. Paulo lembra que houve um tempo em que éramos como os outros, mas Deus, na sua misericórdia, nos chamou para uma vida nova, isenta de pecado, e orientada pelo Espírito Santo. Agora temos paz e proclamamos a paz entre todos. Deus vos abençoe.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »