SER CRISTÃO II

Leitura: Lucas 14:25–33

Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui não pode ser meu discípulo.” (v. 33)

Reflexão

O Senhor menciona três vezes, neste capítulo, quem não pode ser seu discípulo. Isto significa que existem três condições para o discipulado. A primeira é estarmos preparados para reconhecer prioridades e colocar as coisas mais importantes em primeiro lugar. A segunda é estarmos prontos para carregar diariamente a nossa cruz. A terceira é reputarmo-nos desligados de tudo porque estamos unidos a Cristo, por quem teremos tudo.

Um discípulo deve amar ao seu Senhor em primeiro lugar. Nenhum membro da sua família pode tomar no seu coração, o lugar que pertence ao Senhor, porque também nenhum deles tomou o seu lugar na cruz. Embora Jesus amasse sua extremosa mãe, várias vezes a pôs de lado em privilégio dos discípulos. Há ocasiões que temos de fazer opções difíceis, de colocar à parte (não de parte) os nossos queridos para dar a primazia ao Senhor, especialmente se entramos em conflito.

Um discípulo carrega a cruz que lhe é imposta pelo facto de ser discípulo de Cristo. Tudo na vida tem um custo, e aquilo que é mais caro tem maior valor. O discipulado cristão não é diferente, e o seu valor é avaliado pelos benefícios respetivos. Ser discípulo de Cristo é andar com Ele, aprender com Ele, e viver eternamente com Ele. Em suma, é vencer com Ele. O discípulo renuncia a si mesmo para ser Cristo a viver nele, de maneira que pode dizer: “Já não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim.”

Oração

Meu Deus, agradeço por ser discípulo de Cristo. Ajuda-me na minha renúncia diária para ser um seguidor fiel. Amém.

Ler + sobre O Pai Nosso

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »