A Profecia Inspirada

A PROFECIA INSPIRADA

Texto: 2 Pedro 1:16–21

Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. 17  Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. 18  E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;

E temos mui firme a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação, 21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Espero estudar este texto, a fim de fornecer uma explicação razoável, à luz do contexto e da lógica, sobre a dificuldade existente no versículo 20.

Comentário

Primeiro, devo chamar a atenção para a construção do referido trecho, com especial atenção ao versículo vinte. Juntei os versículos em parágrafos, a fim de tornar a leitura mais clara e compreensível. Pois, a divisão do parágrafo em versículos altera o sentido do texto.

Notemos que no v. 16, Pedro refere que a vinda do Senhor Jesus Cristo não foi comunicada através de fábulas; mas, que eles mesmos o viram na sua majestade e ouviram uma voz vinda do céu dizendo que aquele “Jesus era o seu Filho amado”. Isto é um claro exemplo de uma profecia inspirada: Deus fala e o ouvinte escreve. 

Então, refere-se à palavra escrita dos profetas, como uma luz que alumia no escuro, à qual bem fazemos estar atentos para receber entendimento a respeito da mesma. E, no v. 20, alega que nenhuma escritura é de “particular interpretação”, porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum. Deus inspirou a mensagem que eles escreveram.

Como observamos, o v. 20 está ligado ao v. 21 e formam uma ideia única, a qual pode ser elaborada deste modo: “Devemos considerar que nenhuma profecia é de liberação (ou composição) particular, porque a profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”.

Agora, é preciso estudar as profecias e entendê-las, a fim de transmitir a sua mensagem aos ouvintes. Elas são compreendidas através do contexto histórico e social da época a que se referem.

Comentários

Barnes alega que muitas opiniões avançadas sobre o v. 20 são de facto absurdas, de acordo com a linguagem usada. E continua: “A interpretação mais correta, segundo me parece, é a que supõe que o apóstolo ensina que as verdades comunicadas pelos profetas não eram originadas por eles, não eram invenção deles, não continham as suas opiniões, mas eram de origem mais elevada, eram transmitidas por Deus”.

Bíblia do Viver Diário:  20, 21; “os santos homens de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” significa que as Escrituras no vieram como consequência do trabalho criativo da própria invenção ou interpretação dos profetas. Deus inspirou os que escreveram y cooperou com eles a fim de assegurar que a sua mensagem fosse fiel”.

Bíblia Plenitud diz: o v. 20 também pode ser traduzido como que nenhuma profecia da Escritura é de origem privada, ou seja, derivada da própria interpretação do profeta. O versículo 21 explica a razão: Os profetas falaram sob a direção do Espírito Santo.

Jamieson-Fausset-Brown: “O substantivo grego epilusis não significa em si procedência; mas aquilo que o escritor divino não podia interpretar plenamente, ainda que era o porta-voz, o escrito (como dá a entender 1Pe_1:10–12). não é, claramente, de sua própria descoberta, procedência e inspiração, mas de Deus”.

Dicionário do Novo Testamento – W.E.Wine: epilusis – os escritores das Escrituras não impuseram a sua própria construção nas palavras «divinamente inspiradas» que eles registaram”.

Nova Versão Internacional: “2Pe 1:20 “Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 21  pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo”. 

Conclusão

A versão correta é: 20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de liberação, ou construção particular, 21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »