Mateus 6: 1–21

NOTAS NO EVANGELHO DE MATEUS III

A ESMOLA: Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;…(Mat 6:1–2)

Nota: Aqui, o Senhor adverte que, ao dar qualquer oferta de misericórdia, evitemos tornar conhecida nossa ação a fim de sermos louvados. Em todos os casos, esperemos sempre a recompensa de Deus.

A ORAÇÃO: E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos   (Mat 6:5–7)

Nota: Jesus ensina como devemos orar a fim de sermos atendidos pelo Pai celestial. Em nossa casa, em privado, é o melhor local para falar com Deus. Além disso, devemos evitar palavras desnecessárias em nossa conversa, porque Deus sabe muito bem o que queremos ante de lho pedirmos. Simplesmente expressemos nossa necessidade ou desejo.

O PERDÃO: E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. (Mat 6:12–15)

Nota: Neste caso, devemos seguir o exemplo de Deus, nosso Pai, que, primeiro amou, depois perdoou. Se recebemos o perdão por amor, devemos perdoar por amor, ou não haverá perdão para nós. E quão terrível será o castigo, segundo Mat 18:32–35:

Então o seu senhor, chamando‑o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.” Perdoemos sempre até 70 x 7. Deus vos abençoe.

O JEJUM: E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não parecer aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. (Mat 6:16–18)

Nota: Se queremos ser recompensados por Deus, devemos evitar chamar a atenção das pessoas para a nossa ação. Agir humildemente é a melhor atitude, embora a recompensa seja pública.

O TESOURO: Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mat 6:19–21)

Nota: Primeiro, devemos avaliar onde está o nosso coração; se o nosso interesse estiver na terra, ajuntaremos na terra. Mas, se o nosso interesse estiver no céu, ajuntaremos no céu. O bem que fizermos na terra, isso encontraremos no céu; misericórdia, beneficência, auxílio ao próximo, isso amealhamos para a eternidade. Deus vos abençoe.

Continua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »