Mateus 6:22–8:34

OS OLHOS: A lâmpada do corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado. Se, porém, os teus olhos estiverem doentes, todo o teu corpo andará em trevas. Portanto, se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão essas trevas! Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. (Mat 6:22–24)

Nota: Onde estiver o nosso interesse, aí estarão os nossos olhos, fitados no alvo. Se estiverem na riqueza, erraremos o alvo correto e cairemos em ruína; pois, “o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de mal.” Se os nossos olhos estiverem fitados na eternidade, serviremos a Deus, fazendo o que Jesus faria a bem de todos.

A ANSIEDADE: Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?   (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mat 6:31–33)

Nota: O filho de Deus deve colocar o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar na sua missão. O Pai celestial sabe muito bem o que seus filhos precisam e tudo fará para que seja suprido. Deus vos abençoe.

O JUÍZO INJUSTO: Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mat 7:1–5)

Nota: Esta advertência serve para que ninguém formule juízo condenatório sobre alguém sem motivo justificado. É preciso considerar que a medida usada para outros, será também usada para o julgador. Esclareça-se primeiro junto do próprio. Ele sabe mais que todos a seu respeito.

FALSOS PROFETAS: Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. (Mat 7:15–19)

Nota: Há muitos falsos mensageiros em nome de Deus, os quais são como lobos famintos, prontos a explorar as ovelhas indefesas. Mas Deus os conhece a todos e os recompensará no juízo. Pois, o seu lugar será no lago de fogo eterno.

A REJEIÇÃO: E os demónios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas. Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados. E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo‑o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos. (Mat 8:31–34)

Nota: Visto que os porcos eram, para os cidadãos, mais importantes que as pessoas libertas, os habitantes da cidade expulsaram Jesus da sua região. Porque Jesus ensinava como nenhum outro, os sacerdotes e fariseus, receando perder o lugar, rejeitaram-no e entregaram-nos a Pilatos, que o entregou aos judeus, que o entregaram aos soldados romanos, que o crucificaram. Assim sucede infelizmente.

Continua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »