Mateus 21:13–28:20

NOTAS NO EVANGELHO DE MATEUS VI

A CASA DE ORAÇÃO

E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas, e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração, mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. (Mat 21:12–13)

Nota: Jesus não gostou do que viu no recinto do templo e agiu com coragem a fim de limpar o lugar santo. Aquele lugar tinha sido transformado em lugar de negócio, cujos negociantes receberam o epíteto de ladrões. Visto que os líderes nada fizeram para o impedir ou corrigir, o Senhor de Nazaré teve de agir corajosamente na limpeza. Deus vos abençoe.

A LEI E A GRAÇA: Ai de vós, doutores da Lei e fariseus hipócritas, porque pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho e desprezais o mais importante da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade! Devíeis praticar estas coisas, sem deixar aquelas. Guias cegos, que filtrais um mosquito e engolis um camelo! (Mat 23:23–24)

Nota: Jesus critica os seguidores da Lei porque eles desprezam o mais importante da Lei. Observam tão escrupulosamente pequenas coisas, enquanto as mais importantes são desprezadas. Onde falta o amor, não há justiça, nem misericórdia, nem fidelidade. No tempo da graça, não somente cumprimos a Lei, mas a ultrapassamos por amor a Deus e ao próximo, pois podemos ofertar mais que o dízimo. Deus vos abençoe.

OS DISCÍPULOS: Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos. (Mat 28:18–20)

Nota: O Senhor enviou os seus apóstolos com a nobre missão de fazer discípulos, ou seja transformar religiosos em aprendizes dedicados e cumpridores. Jesus sempre se insurgiu contra os religiosos, que ensinavam os ditames da tradição ao pormenor, mas não conforme Deus revelara Sua Palavra. Sejamos discípulos dedicados de Cristo.

A DISTRAÇÃO: Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. (Luc 10:40–42)

Nota: Marta ficou tão atarefada a preparar a mesa para o digno visitante, que descurou o mais importante, que era escutá-lo por alguns momentos. Ninguém fique tão ocupado com coisas desta vida, que não tenha tempo para ouvir a palavra do Senhor, a qual providencia energia e vida abundante. Deus vos abençoe.

Início é AQUI

 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »