LUCAS 2–24

NOTAS NO EVANGELHO DE LUCAS

O NASCIMENTO DO MESSIAS

E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de David, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. (Luc 2:9-12)

Nota: O povo de Israel esperava que o Messias prometido por Deus nascesse num palácio. Mas, ao invés disso, foi nascer numa estrebaria e deitado numa manjedoura. Um pormenor importante é o facto de aparecer um coro de anjos e um mensageiro a proclamar o nascimento do Messias de Deus. A mensagem trazia alegria para todos os crentes. Até o velho Simeão comentou o facto: “Podes despedir o teu servo porque já os meus olhos viram a tua salvação”. Visto ser descendente de David, ele teria que nascer em Belém, na cidade de David, segundo a profecia. E hoje tem que nascer em cada coração para fazer pessoas felizes e com alegria. Deus vos abençoe.

A MISERICÓRDIA

Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e ser-vos‑á dado: uma boa medida, cheia, recalcada, transbordante será lançada no vosso regaço. A medida que usardes com os outros será usada convosco. (Luc 6:36–38)

Nota: Os filhos de Deus usam a misericórdia como seu Pai no céu, e receberão na mesma medida que tiverem medido. Então, ninguém julgue levianamente, nem condene injustamente, para não receber na mesma medida. Deus vos abençoe.

QUEM É ESTE

E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? (Luc 8:24–25)

Nota: Primeiro, a nossa fé deve estar sobre o poder de Deus. Segundo, este é Jesus o Filho de Deus, que fala com autoridade de criador, e toda a criação obedece às suas ordens. Visto que a natureza se submete a Ele, por que motivo as pessoas não deveriam submeter-se também às suas ordens?! Deus vos abençoe neste propósito.

O QUE DIZIAM DE JESUS

Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demónios por Belzebu, príncipe dos demónios. E outros, tentando‑o, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demónios por Belzebu. E, se eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.” (Luc 11:15–20)

Nota: O povo dizia que ele era bom e fazia bem a todos. mas alguns fariseus invejosos e maus alegavam que ele agia por inspiração demoníaca. Sendo ele o maior teólogo daquele tempo, os seus adversários não pouparam esforços para o denegrir e derrotar. Com seus discípulos acontece de modo semelhante nos tempos modernos.

DÍZIMO vs AMOR 

Mas ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as plantas, mas descurais a justiça e o amor de Deus! Estas eram as coisas que devíeis praticar, sem omitir aquelas. Ai de vós, fariseus, porque gostais do primeiro lugar nas sinagogas e de ser cumprimentados nas praças! (Luc 11:42–43)

Nota: Embora fariseu signifique puro, os tais não deixaram de ser censurados pelo Senhor acerca de suas práticas vãs. De que servirá pagar todos os dízimos estabelecidos pela Lei, e não agir em conformidade com o coração de Deus?! A Lei do amor ao próximo é mais importante que tudo, porque Deus é amor. Como afirma Paulo em 1Co 13:3: “Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita.” Deus vos ilumine e abençoe.

AMOR DE PAI

E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; e trazei o bezerro cevado, matai‑o, comamos e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. (Luc 15:21–24)

Nota: Este capítulo de Lucas consta de três parábolas que ilustram o amor de Deus pelos pecadores perdidos. A última fala de um filho que, depois de gastar tudo levianamente, se arrependeu e voltou para casa do pai. Este, revelando verdadeiro amor, não rejeitou seu querido filho; antes o abraçou e beijou, integrando‑o na família com uma festa de arromba. O outro, não gostando da atitude do pai, manifestou-se contra tal ação. Hoje, não sigamos o exemplo do filho mais velho, revelando falta de amor pelo irmão, que estava perdido. Deus vos abençoe.

MAIS ?!

Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. (Luc 17:5–6)

Nota: Os discípulos de Jesus queriam sua fé aumentada, mas o Senhor respondeu que “a fé do tamanho de um grão de mostarda é suficiente para ser usada. Não é a pequenez da fé que conta; é a fé, ou confiança, no poder de Deus todo poderoso. Então, não é grande fé que move montanhas, mas a minha fé na grandeza do poder de Deus. 

A REJEIÇÃO DO MESSIAS

Depois, disse aos discípulos: «Tempo virá em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. Vão dizer-vos: ‘Ei-lo ali’, ou então: ‘Ei-lo aqui.’ Não queirais ir lá nem os sigais. Porque, como o relâmpago, ao faiscar, brilha de um extremo ao outro do céu, assim será o Filho do Homem no seu dia. Mas, primeiramente, Ele tem de sofrer muito e ser rejeitado por esta geração. (Luc 17:22-25)

Nota: Jesus preveniu os discípulos para os sinais da sua segunda vinda, mas advertiu que, antes que isso acontecesse, Ele teria de ser rejeitado por aquela geração. E isto aconteceu quando, no julgamento de Cristo, clamaram: crucifica‑o, crucifica‑o. Visto que o Filho de Deus foi rejeitado, os seus seguidores o seriam igualmente pelas gerações futuras, e isto também tem acontecido durante a história do cristianismo. Uma coisa, porém, sabemos: Deus jamais rejeitará aqueles aceitarem e confessarem jesus Como seu salvador. Deus vos abençoe.

A JUSTIFICAÇÃO

Dois homens subiram ao templo para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. (Luc 18:10–14)

Nota: Ao fariseu não bastava ir ao templo, fazer orações, jejuar e dizimar, pois faltava-lhe o melhor e não foi justificado. O publicano somente pediu misericórdia para o seu pecado e foi justificado (declarado justo) com direito à vida eterna.

OS ACUSADORES

Levantando-se todos, levaram-no a Pilatos e começaram a acusá-lo, nestes termos: Encontrámos este homem a sublevar o povo, a impedir que se pagasse tributo a César e a dizer que Ele próprio é o Messias-Rei. (Luc 23:1–2)

Nota: Os fariseus, invejosos da popularidade de Jesus, apresentaram-no a Pilatos com acusações falsas, injustas portanto. O Senhor nunca ensinou o que lemos sobre a sua acusação, mas esta mentira foi suficiente para matarem o Senhor. Agradeço a minha salvação, pois morreu pelo meu pecado. Haja muito cuidado com notícias falsas porque são prejudiciais, tanto ao acusador como ao acusado, e mesmo ao ouvinte.

TESTEMUNHAS DE JESUS

Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: Assim está escrito, que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. (Luc 24:45–48)

Nota: Há muitos como estes, que lêem as Escrituras e não entendem o que lêem. Convém que o Mestre Jesus lhes abra a mente, para compreenderem a mensagem divina, a fim de proclamarem a verdade como testemunhas verdadeiras.

A PROMESSA DO PAI

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que sejais revestidos de poder do alto. Então, levou-os até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. (Luc 24:49–51)

Nota: Jesus não deixou os discípulos sem antes renovar a promessa do Pai: o Seu Espírito Santo, a fim de lhes providenciar capacidade especial para o cumprimento da sua nobre missão. Esta consta de sabedoria e ousadia para transmitir a mensagem divina com clareza e os pecadores serem salvos. Isto é para todos os que creem. Deus vos abençoe.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »