JOÃO 17–21

Continuação

LIÇÃO IMPORTANTE: E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. (João 13:2–5).

Nota: Sabendo Jesus todas as coisas, não evitou lavar os pés a todos, incluindo um ladrão e traidor. Jesus veio para todos, mas nem todos vão para ele.

ÓDIO SEM CAUSA: Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai. Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. (João 15:23–25)

Nota: Visto os cristãos serem o corpo de Cristo, quem odeia um cristão, odeia Cristo e o próprio Deus, porque Ele é Deus incarnado. Mas o cristão ama como Deus, porque tem o Espírito de Deus, que é amor.

JUSTIÇA E JUÍZO: E, quando ele (Espírito Consolador) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. (João 16:8–11).

Nota: 1. Quem não crê em Cristo será convencido que é pecador. 2. Ficará convencido que Deus é justo, porque Cristo era inocente e voltou para o Pai. 3. Ficará convencido do juízo final, porque na morte de Cristo foi julgado e condenado Satanás. Quem crer em Cristo não será condenado.

A ORAÇÃO DE JESUS: Eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. (João 17:11).

Nota: O senhor Jesus Cristo, que estava especialmente interessado na unidade dos cristãos, dirigiu esta oração ao Pai para que assim acontecesse. Acreditamos de facto no valor da oração? Temos seguido segundo o teor desta oração? Esforçamo-nos por viver em unidade, tolerando as diferenças? (Não me refiro a heresias). Procuramos ser como um jardim repleto de flores diversas, cujo aroma extasia os visitantes e ultrapassa os muros?

QUE É A VERDADE: Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? 

Nota: Muitos andam em busca da verdade porque há muita falta de verdade. Mas, podemos afirmar que Deus é a verdade, Jesus é a verdade, e Sua palavra é verdade. Ele colocou sua Igreja na Terra para ser coluna e firmeza da verdade. Por conseguinte, proclamemos a verdade, somente a verdade. 

COBARDIA RELIGIOSA: E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica‑o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei senão César. (João 19:14–15)

Nota: Os sacerdotes hebreus esperavam um rei que os libertasse do domínio romano. Mas, quando apareceu o seu messias (Yeshua), confessam não ter outro rei senão César, o imperador romano. E nós, como cristãos, estamos prontos a negá-lo ou confessá-lo em qualquer circunstância?!

OBRA SOCIAL: E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E, desde aquela hora, o discípulo a recebeu em sua casa. (João 19:25–27)

Nota: Jesus queria deixar sua mãe aos cuidados de seu amigo João e apresentou-lha como sua mãe a fim de cuidar dela como filho. E João levou‑a consigo até a sua morte em Éfeso. Seria ótimo que todos os filhos cuidassem de seus pais como João cuidou de Maria.

ESTÁ CONSUMADO: Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo‑a num hissope, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. (João 19:28–30)

Nota: As feridas provocaram tanta febre, que o Senhor não resistiu e, ao clamar que tinha sede, deram-lhe vinagre. Foi a última etapa de seu sofrimento e o cumprimento de mais uma profecia: “Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram vinagre a beber.” (Sal. 69:21). Cumpriu integralmente as Escrituras.

JESUS NO LAR: Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer ‘meu Mestre’. (João 20:15–16)

Nota: Maria estava disposta a levar para casa o seu Senhor, mesmo morto. E nós, estamos prontos a tê-lo em nossa casa, agora que está vivo? 

SER CRENTE: E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: meu Senhor e meu Deus! (João 20:26–28)

Nota: Eis aqui um crente incrédulo, a quem o Senhor respondeu: “Não sejas incrédulo, mas crente.” Assim seja.

PESCADORES: Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. (João 21:3–6)

Nota: Nesta lição aprendemos que pesca bem sucedida somente com Jesus no barco. Ninguém saia por conta própria, convide o Pescador-mor para seu companheiro e terá sucesso.

Vem de AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »