ATOS I

NOTAS NO LIVRO DE ATOS

TESTEMUNHAS DE CRISTO

Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E Jesus disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:6–8)

Nota: O Senhor prometeu enviar o Espírito Santo para que seus discípulos pudessem ser suas testemunhas verdadeiras. Cada cristão tem uma importante missão a cumprir, que é testemunhar de Cristo segundo as Escrituras e sua própria experiência. Deus vos abençoe neste propósito.

A IGREJA CRESCE 

Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. (Ats 2:41–43)

Nota: A ação do Espírito Santo convence do pecado e guia ao arrependimento, seguido de batismo e inclusão na igreja. Então, os crentes aprendem a doutrina dos apóstolos, e partilham da comunhão, da ceia comemorativa e da oração. Convém, por conseguinte, não descurar o ensino apostólico a fim de mantermos o rumo certo. Deus vos abençoe. 

A IGREJA E O REINO

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado; o qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. (Ats 3:19–21)

Nota: Três fatores necessários, a fim de desfrutar da presença do Senhor: são arrependimento, conversão e purificação. Então, Deus restaurará tudo, e enviará novamente Jesus Cristo para tomar posse do Reino. Deus vos abençoe.

A PEDRA ANGULAR

…ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se apresenta curado diante de vós. Ele é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se transformou em pedra angular. E não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu qualquer outro nome, dado aos homens, que nos possa salvar. (Ats 4:10-12)

Nota: Mesmo que Jesus tenha sido rejeitado e abandonado pelos líderes religiosos, Ele tornou-se a pedra principal do novo edifício, que é a sua Igreja. Pois, sem ele não há salvação para ninguém. Ele é único, e como tal, só Ele tem poder para perdoar e libertar da condenação. Ele é a única Pedra, única Porta e único Caminho. Deus vos abençoe.

TESTEMUNHAS DESTEMIDAS

Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo‑o no madeiro. Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. E nós somos testemunhas destas palavras, e também o Espírito Santo que Deus deu àqueles que lhe obedecem. (Ats 5:29-32)

Nota: As verdadeiras testemunhas são destemidas porque têm o apoio do Senhor, que disse que estaria “connosco para sempre”. Ainda que nos matem, sabemos que, à Sua semelhança, também ressuscitaremos para a vida eterna. Convém proclamar o evangelho da salvação e o reino de Deus, que é a nossa principal missão. Deus vos abençoe.

DIACONIA NA IGREJA

Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério quotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre esta importante tarefa. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. (Ats 6:1–4)

Nota: Devido ao muito trabalho, os apóstolos já não podiam satisfazer as necessidades de todos. Então, decidiram eleger homens de confiança, com quem pudessem repartir o serviço, a fim de eles, apóstolos, se poderem dedicar ao ministério da Palavra e da Oração. Hoje acontece o mesmo. Ninguém pode fazer tudo, e tudo bem feito. Convém nomear auxiliares, homens ou mulheres, para os vários departamentos da igreja. E esses auxiliares devem prestar, regularmente, contas do seu serviço à comunidade. Deus vos abençoe no cumprimento da missão recebida.

PRIMEIRO MÁRTIR

E Estêvão disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando‑o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. (Ats 7:56–60)

Nota: Visto que não gostaram de ouvir a verdade, os líderes religiosos expulsaram Estêvão e apedrejaram-no até morrer. Ele, porém, clamou a Deus por misericórdia para eles a fim de não serem condenados por aquele pecado. Sigamos o seu exemplo. Deus vos abençoe.

CONHECENDO A VERDADE

E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto. E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e se assentasse com ele. (Ats 8:26–31)

Nota: O mordomo era um judeu ao serviço da rainha, como era habitual naquela época. Ele ainda desconhecia a verdade sobre o messias Jesus, e não entendia o referido texto. Mas Deus enviou-lhe Filipe para esclarecê-lo sobre o cordeiro morto numa cruz. Todos precisamos de alguém que nos esclareça certos pontos das Escrituras, a fim de chegarmos ao pleno conhecimento da verdade. Deus vos abençoe.

Continua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »