ATOS II

SAULO O PERSEGUIDOR

E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Então Barnabé, tomando‑o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus. E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, e falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. (Ats 9:26–29)

Nota: Após aceitar Jesus como salvador, Saulo regressou a Jerusalém e procurou juntar-se aos discípulos, mas todos duvidavam dele. Mas, Saulo tinha um amigo, que o conhecia muito bem, e apresentou‑o a Pedro e Tiago, que lideravam a igreja em Jerusalém, sendo então aceite. Todos precisamos de um amigo que fale por nós, a fim de sermos aceites mais facilmente. Deus vos abençoe.

O ENSINO NA IGREJA

Então, Barnabé foi a Tarso procurar Saulo. Encontrou‑o e levou‑o para Antioquia. Durante um ano inteiro, mantiveram-se juntos nesta igreja e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos começaram a ser tratados pelo nome de «cristãos». (Ats 11:25–26)

Nota: Este trecho contém algo importante a notar. Barnabé conhecia um homem capaz para ensinar os crentes em Antioquia e foi procurá-lo. Saulo tinha estudado com Gamaliel, qualificado Rabi em Israel, para exercer o rabinato. Jesus tinha‑o procurado anteriormente a fim de o usar para instruir a sua Igreja. Assim, Saulo, agora Paulo, dedicou-se ao ensino dos fundamentos da Fé Cristã, segundo as Escrituras Sagradas. Entretanto, as pessoas começaram a tratar os discípulos de Cristo por cristãos. Este nome deriva de Cristo, por serem seguidores de Jesus, o Messias. Portanto, o ensino das Escrituras é importante, porque sem conhecimento da verdade o povo perece, perde-se.

INVEJAM PAULO

E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 

Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; (Ats 13:44–46)

Nota: Os judeus, que invejaram Jesus, invejaram também Paulo, e proferiam palavras adversas contra ele para destruir seu ministério. Então, o apóstolo declara-lhes que os deixa e se volta para os gentios. Assim, os gentios têm ouvido a mensagem salvadora até aos nossos dias. Mas, convém notar que “a inveja é uma cadela raivosa que morde no próprio dono”. E quanta existe hoje em dia!

A IGREJA NA EUROPA

E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedónia e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedónia e ajuda-nos. E, logo depois desta visão, procuramos partir para Macedónia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho. E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis; e dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedónia, e é uma colónia; e estivemos alguns dias nesta cidade. (Ats 16:9-12)

Nota: A visão de Paulo cumpriu-se com a pregação do evangelho em Filipos e início da primeira igreja europeia naquela cidade. Essa igreja contribuiu com suas ofertas voluntárias para sustento de Paulo, enquanto esteve em prisão domiciliária em Roma. Paulo escreveu dali uma carta à igreja, agradecendo as suas generosas ofertas. Dali espalhou-se por toda a Europa, até ficar repleta de igrejas por todo o lado.

OS MAIS NOBRES

E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Bereia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que muitos deles creram, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens. (Ats 17:10–12)

Nota: Existe uma grande diferença entre os judeus de Tessalónica e os de Bereia; Enquanto os primeiros não conferiram as pregações pelas Escrituras, os de Bereia revelaram nobreza de carácter ao examinar as Escrituras de acordo com a pregação ouvida. Convencidos que a mensagem proclamada era verdade, muitos homens e mulheres decidiram-se por Jesus Cristo para sua salvação. Portanto, examinemos tudo quanto ouvimos à luz das Escrituras Sagradas, e decidamos seguir a verdade. Deus vos abençoe.

O DEUS DESCONHECIDO

E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; (Ats 17:22–24)

Nota: Paulo observou a religiosidade pagã dos atenienses e tomou esse tema para lhes apresentar o verdadeiro Deus. Eles tinham um deus para cada força da natureza; mas Paulo conhecia um Deus todo poderoso, que reunia as qualidades atribuídas a todos os falsos deuses n’Ele somente. Então, alguns deles creram na sua mensagem e aceitaram o Verdadeiro Deus. O Deus apresentado por Paulo é único no Céu e na Terra. Deus vos abençoe.

Ler + AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »