ROMANOS I

NOTAS NO LIVRO DE ROMANOS

O AMOR DE DEUS

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rom 5:1–5)

Nota: Visto sermos justificados pela fé recebemos paz, nas tribulações, paciência, experiência, esperança, e o amor de Deus concedido pelo Espírito Santo a todos os justificados. O amor é, portanto, a prova maior e visível da presença do Espírito de Deus. O apóstolo Paulo afirma que “se tiver tudo e não tiver amor nada será”. Então, pratiquemos o supremo amor “ágape” demonstrado na cruz pelo Pai e pelo Filho. Deus vos abençoe.

O AMOR PROVADO

Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque alguém morrerá apenas por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. (Rom 5:6–9)

Nota: Deus é o grande exemplo de amor para seus filhos hoje. Ele amou-nos mesmo quando éramos pecadores rebeldes, e veio à terra, onde incarnou no ventre de Maria. Recebeu o nome de Yeshua, que significa Salvador; pois, Ele não veio para condenar, mas para salvar e libertar do pecado. Este ministério foi passado à sua Igreja, que deve cumprir fielmente. Deus vos abençoe.

A RECONCILIAÇÃO

Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. (Rom 5:9–11)

Nota: Visto que o sangue de Cristo foi derramado por mim, pobre pecador, sei que estou reconciliado com Deus. Por isso, não estou mais sujeito a qualquer condenação. Além disso, se pecar inadvertidamente, também sei que tenho um advogado amigo que intercede por mim, para me defender de qualquer condenação. Esta bênção, porém, é recebida pela graça de Deus, mediante a minha fé no sacrifício do Cordeiro de Deus. Esta é, por conseguinte, a minha salvação para a vida eterna. Deus vos abençoe.

O PECADO É UNIVERSAL

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim, também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. Porque até à lei, estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. 

No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. (Rom 5:12–14)

Nota: Visto como por um homem entrou o pecado no mundo, todos os seus descendentes se tornaram pecadores; ou seja: tornaram-se desobedientes às leis estabelecidas para os humanos. E, desobedecer a leis morais estabelecidas é semelhante à transgressão das leis do trânsito, as quais nos protegem quando obedecidas. A desobediência na estrada pode provocar acidentes e a própria morte. A desobediência às leis divinas resulta igualmente na morte física e eterna. Visto o pecado ser universal, também o sacrifício de Cristo é de valor universal para libertar do pecado e da morte. Deus vos abençoe.

A LEI E A GRAÇA

Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. (Rom 5:19–21)

Nota: Existe grande contraste entre Lei e Graça. A Lei elaborada para nos fazer entender que a transgressão é pecado que ofende o Legislador, que é Deus. Por isso, a Lei nos condena, e temos de procurar refúgio em alguém que nos possa ajudar. Com essa finalidade, Deus enviou Seu filho, cheio de Graça, a fim de nos conceder o favor do perdão tão necessário. Enquanto a Lei nos condena, também nos conduz a Cristo, mediante o Qual recebemos o perdão imerecido. Então, agora não vivemos mais sob a Lei; mas vivemos sob a Graça, pela qual fomos libertos do poder da Lei. Deus vos abençoe.

A MORTE E A VIDA

Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele, pelo batismo, na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Rom 6:1–4)

Nota: Existe grande contraste entre a Morte e a Vida. Enquanto a vida foi concedida por Deus, o Criador, a morte foi provocada pela transgressão do primeiro casal, Adão e Eva. Então, Deus nos amou de tal maneira que enviou seu querido Filho para nos resgatar da morte e conceder a vida eterna perdida, recebida pela fé. Visto que na cruz morremos com Cristo mediante a fé, no batismo somos sepultados com Ele, em água, igualmente pela fé. Ao sair da água somos ressuscitados com Ele para a vida eterna. Tudo isto acontece pela Graça de Deus, mediante a Fé no sacrifício de Cristo, seu Filho. Deus vos abençoe.

MORTOSVIVOS

Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim, vós considerai-vos também como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. (Rom 6:8–11)

Nota: O batismo marca o fim da nossa vida pecaminosa sem Cristo e o início da nossa vida nova com Cristo. Paulo ensina que quando alguém está vivendo com Cristo tornou-se uma nova criação pelo poder de Deus. A velha natureza é agora dominada pelo Espírito Santo, recebido pela fé, enquanto a nova natureza, recebida igualmente pela fé, não está sujeita ao pecado, porque um morto não pode pecar, nem pode ser condenado. Quem vive sob a Lei está morto porque a transgride; mas, quem vive sob a Graça está vivo porque normalmente não peca. Todavia, “se alguém pecar, temos um Advogado que intercede por nós perante o Pai. Deus vos abençoe.

JUSTIÇA E SANTIFICAÇÃO

Mas graças a Deus que, tendo sido servos (escravos) do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina que vos foi entregue. E, libertados do pecado, fostes feitos servos (escravos) da justiça. Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. (Rom 6:17–19)

Nota: Enquanto o pecado domina um indivíduo, ele é escravo do pecado e não pode ter outro estatuto. Mas, quando é libertado do domínio do pecado por Cristo, deixa de ser escravo do pecado, para ser escravo da justiça e receber novo estatuto em Cristo: “verdadeiramente livre”; não para continuar no pecado, mas para viver em santidade, ou seja, fazer o que convém à justiça de Deus para a vida eterna. Deus vos abençoe.

LEI DO PECADO E LEI DO ESPÍRITO

Portanto, agora não há mais condenação alguma para os que estão em Cristo Jesus. 

É que a lei do Espírito que dá a vida libertou-te, em Cristo Jesus, da lei do pecado e da morte. De facto, Deus fez o que era impossível à Lei, por estar sujeita à fraqueza da carne: ao enviar o seu próprio Filho, em carne idêntica à do pecado e como sacrifício de expiação pelo pecado, condenou o pecado na carne, para que assim a justiça exigida pela Lei possa ser plenamente cumprida em nós, que já não procedemos de acordo com a carne, mas com o Espírito. (Rom 8:1–4)

Nota: Quando o pecador aceita o Espírito de Cristo, identifica-se com Ele na cruz, onde foi condenado juntamente com Ele. Após ter sido condenado, já não pode ser condenado novamente, porque está morto. Como afirma Paulo: “Agora não vivo eu, mas vive Cristo em mim”. E, este que vive em mim também não pode ser condenado novamente, porque cumpriu a Lei integralmente. Então, agora, vivendo sob a Lei do Espírito de Cristo, cumpro a Lei pelo amor à Justiça divina. Deus vos abençoe.

Con­tin­ua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »