ROMANOS II

OS FILHOS DE DEUS

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Rom 8:14-16)

Nota: Os filhos de Deus têm uma marca definida, pela qual podem ser reconhecidos: o Espírito de Deus é quem guia suas ações diárias. Desta forma, o filho de Deus não está sob o domínio do pecado nem da Lei, porque o Espírito Santo de Deus o fortalece para não obedecer às inclinações carnais. Visto que o Pai é santo, o seu Espírito o ajuda a viver em santidade, em completa dedicação ao serviço do Pai, de modo a agradar-lhe em todas as coisas. O filho de Deus tem sempre uma pergunta a fazer a si mesmo: Que faria Jesus nesta ocasião? Façamos isso da melhor maneira como serviço santo ao Senhor. Deus vos abençoe.

PREDESTINADOS

Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados, de acordo com o seu desígnio. Porque àqueles que Ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem uma imagem idêntica à do seu Filho, de tal modo que Ele é o primogénito de muitos irmãos. E àqueles que predestinou, também os chamou; e àqueles que chamou, também os justificou; e àqueles que justificou, também os glorificou. (Rom 8:28–30)

Nota: Eis aqui o processo da salvação: Conhecimento, Predestinação, Chamada, Justificação, Glorificação. Deus conhece todos e quer que todos sejam salvos; por isso, mandou ir por todo o mundo proclamar a salvação a todos. Todavia, nem todos respondem à chamada e, desta forma, não podem ser justificados, ou ilibados do pecado, nem glorificados junto de Cristo. Somente aqueles que aceitam o convite à justificação podem ser justificados, perdoados, e receber vida nova com Cristo. Pois, se alguém vive com Cristo é uma nova criação, e já não pode ser condenado, por que já o foi com Cristo. Deus vos abençoe.

ACUSADORES VÃOS

Que mais havemos de dizer? Se Deus está por nós, quem pode estar contra nós? Ele, que nem sequer poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não havia de nos oferecer tudo juntamente com Ele? Quem irá acusar os eleitos de Deus? Deus é quem nos justifica! Quem irá condená-los? Jesus Cristo, aquele que morreu, mais, que ressuscitou, que está à direita de Deus é quem intercede por nós. (Rom 8:31-34)

Nota: Embora haja alguns acusadores sempre prontos a levantar o dedo indicador, ninguém deve recear seja o que for, pois Deus não é contra nós. Visto que Ele entregou seu próprio Filho pelos pecadores, como não receberia Sua intercessão a nosso favor? Se consideramos Cristo como nosso Advogado perante o Pai, não existe qualquer acusador, nem Satanás, que tenha sucesso nas suas acusações. Jesus, que deu sua preciosa vida para nos libertar da condenação, não permitiria que outro qualquer nos condenasse. Deus vos abençoe.

EVANGELHO LIBERTADOR

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que levam alegres novas de coisas boas! (Rom 10:13-15)

Nota: Quando alguém está em perigo, clama por ajuda de alguém que esteja perto. Certa vez, Pedro sentiu que, estando em perigo, se afundava, e clamou: “Senhor, salva-me.” De forma natural, chamou por Jesus, que estava perto para lhe dar a mão. Ele sabia muito bem que o Senhor podia salvá-lo naquele momento. Mas muitos não sabem que Jesus pode estar ao seu lado para lhes deitar sua mão libertadora. E como saberão, se não lhes for proclamada a boa nova libertadora de Cristo? Deus vos abençoe na proclamação da Boa Nova.

ISRAEL E GENTIOS

Eu não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que vos não julgueis sábios: deu-se o endurecimento de uma parte de Israel, até que a totalidade dos gentios tenha entrado. E é assim que todo o Israel será salvo, de acordo com o que está escrito: Virá de Sião o libertador, que afastará as impiedades do meio de Jacob. Esta é a aliança que Eu farei com eles, quando lhes tiver tirado os seus pecados. No que diz respeito ao Evangelho, eles são inimigos, para proveito vosso; mas em relação à eleição, são amados, devido aos seus antepassados. (Rom 11:25-28)

Nota: Este capítulo de Romanos trata do relacionamento de Deus com Israel e Gentios. Desprezam este trecho aqueles que têm odiado Israel; ele, porém, revela o cuidado de Deus com uns e outros igualmente. Se Israel tem rejeitado o Evangelho, tem o alvo de permitir aos gentios a sua entrada no Reino de Deus. Quando chegar o tempo adequado, Israel entrará igualmente, mediante a aceitação do seu Messias. E esse tempo já começou, pois muitos israelitas estão aceitando Yeshua como o seu Messias. Deus ama todos e quer que todos sejam salvos; pena é que nem todos querem ser salvos. Salvai-vos desta geração perversa. Deus vos abençoe.

SACRIFÍCIO VIVO

Por isso, vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Seja este o vosso verdadeiro culto, o espiritual. Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade, para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe é agradável, o que é perfeito. (Rom 12:1-2)

Nota: O apóstolo exorta-nos a oferecer um sacrifício vivo, em contraste com o sacrifício morto de animais irracionais. O nosso sacrifício, que lhe é agradável, consta de renunciar à vontade carnal: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, pelejas, dissenções, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes”, que impedem a herança do Reino de Deus. O verdadeiro culto a Deus, espiritual, que lhe agrada, consta de “amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão e temperança, ou domínio próprio”. Quem foi crucificado com Cristo está morto e não pode ser dominado pelas inclinações carnais. Mas está vivo com Cristo e é orientado pelo Espírito para fazer o que é agradável a Deus segundo o fruto do Espírito. Este é o culto real prestado a Deus, com bênçãos reais.

UM  CORPO

Assim, nós que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça‑o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. O amor não seja fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. (Rom 12:5–9)

Nota: Cristo só pode ter um corpo; não pode ter vários, um em cada lugar. Os cristão, seus discípulos, que aprendem com Ele, formam juntos o seu corpo, e servem juntos para edificação do seu Reino. Mas, como os membros do nosso corpo têm missões diferentes, também o membros de Cristo têm serviços diferentes no serviço do Reino. Ninguém ambicione o lugar do outro, porque isso não será útil. Cada um deve descobrir o que lhe foi concedido por Deus e se adapta melhor à sua maneira de ser e realização, a fim de atingir melhor resultado. Deus vos abençoe no cumprimento da missão pessoal.

Ler + AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »