CORINTIOS I

NOTAS NOS LIVROS DE CORÍNTIOS

O MINISTÉRIO DOS SANTOS

Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes, À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. (1Co 1:1–3)

Nota: Saulo apresenta-se à igreja como Paulo e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a vontade de Deus. É importante que ele tenha buscado a vontade de Deus para seu ministério, e não ser guiado somente pela sua vontade. Além disso, trata a igreja como os santificados em Cristo, e que são chamados santos, ou consagrados ao serviço de Deus. Assim seja com cada um dos cristãos consagrados ao cumprimento do ministério da reconciliação.

AS DIVISÕES

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. (1Co 1:9–11)

Nota: Paulo alerta para o facto de sermos chamados por Deus para a comunhão com o Senhor Jesus. E comunhão significa participar todos das mesmas coisas pertencentes a Cristo. Ainda que haja vários ministros ao serviço de Deus, não pertencemos a nenhum deles. Foi Cristo quem nos comprou e chamou para sermos um corpo unido a fim de vivermos em harmonia. Portanto, ninguém diga sou deste ou daquele, porque pertencemos somente a Cristo.

O TEMPLO DO ESPÍRITO

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1Co 6:19–20)

Nota: Visto ser o nosso corpo o Templo do Espírito Santo, não convém usá-lo levianamente, de modo a desonrar o divino habitante. Aquele que o comprou, foi por um preço muito elevado, e tem interesse em mantê-lo limpo de forma a poder morar nele de forma digna. Os crentes unidos formam o corpo de Cristo na terra. 

A EXCELÊNCIA DO AMOR

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. (1Co 13:1–3)

Nota: Podemos possuir muitos valores deste mundo, mas, se o amor estiver ausente em nossa vida, nada somos, nada valemos. O amor distribuído por Deus é diferente, nunca falha, está sempre pronto a amar, perdoar e ajudar qualquer necessitado. O amor de Deus foi demonstrado na cruz e é o real valor do indivíduo. Vivamos repletos deste amor.

UMA COLETA ESPECIAL

Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém. (1Co 16:1–3)

Nota: O apóstolo esclarece que a coleta levantada ao domingo se destinava aos crentes necessitados que havia em Jerusalém. Ele desejava que as igrejas na Galácia também colaborassem naquele serviço social da igreja. Paulo adverte que todos devem contribuir voluntariamente para a obra social da igreja e segundo as capacidades de cada um. Este foi o primeiro serviço social criado para ajudar os pobres. É o pedido que faz a todas as igrejas. Os crentes devem eleger alguns para levarem essa oferta a Jerusalém. Assim, Paulo fica livre deste serviço e de qualquer responsabilidade perante a comunidade. Deus vos abençoe no cumprimento da missão recebida.

Continua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »