GÁLATAS I

NOTAS NO LIVRO DE GÁLATAS

O RECEIO DE PAULO

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gál 1:6–8)

O apóstolo anunciou-lhes o evangelho da Graça, mas muito depressa se viraram para o evangelho da Lei. Judaizantes apareceram após o apóstolo e convenceram os gálatas a aceitar a Lei e serem circuncidados.. Este é, portanto, outro evangelho, que apresenta outro Cristo. Enquanto o crente era salvo pela fé mediante a graça, agora a salvação era obtida mediante a obediência à Lei. A Lei é boa para nos conduzir a Cristo, mas ao aceitar Cristo ficamos sob a Graça e vivemos segundo a Lei naturalmente. Deus vos abençoe.

 LEI VERSUS GRAÇA

Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. 

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo‑a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. (Gál 2:19–21)

Nota: Convém notar que a lei alega que “todo aquele que pecar morrerá”. Pois, o salário do pecado é a morte. Mas, como todos os crentes em Cristo morreram com Ele na cruz, a lei já não tem nada a fazer com um morto. Pois, “estou morto para o pecado, mas vivo para Deus” pela fé no Filho de Deus, que cumpriu a Lei em meu lugar. Deus vos abençoe.

LEI VERSUS

O insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? (Gál 3:1-3)

Nota: Os crentes gálatas não eram sensatos, porque ouviram mensagens atraentes que os desviaram da fé com a qual tinham recebido Cristo como salvador. E Paulo interroga se receberam o Espírito pela lei ou pela pregação da fé. Está claro que eles receberam o Espírito de Cristo mediante a fé. Mas chegou alguém com a mensagem da lei, e eles deram-lhe crédito e voltaram atrás. O apóstolo diz que começaram bem, por fé e espírito, mas acabaram na carne, seguindo os ditames da lei. Não troquem a verdade pela mentira. Deus vos abençoe.

JUSTIFICAÇÃO PELA 

Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, fá-lo pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. (Gál 3:5-8)

Nota: Assim como Abraão foi justificado pela fé, também os gentios são justificados pela fé. Os que são da fé tornam-se filhos de Abraão mediante a fé. Deus proclamou primeiro o evangelho a Abraão, assegurando-lhe que todas as nações seriam abençoadas nele. Ora, isto significa que o descendente de Abraão, Jesus Cristo, veio ao mundo para que todos os que n’Ele crerem sejam salvos. A bênção das nações está na aceitação de Cristo como salvador. Deus vos abençoe.

Continua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »