GÁLATAS II

COMENTÁRIOS NO LIVRO DE GÁLATAS

A MALDIÇÃO DA LEI

Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro, para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. (Gál 3:10-14)

Nota: Aqueles que confiam nas obras da lei estão sob a maldição da lei, porque ninguém tem capacidade para satisfazer toda a lei. Por este motivo, ninguém será justificado por meio da lei. A própria lei o condena devido à sua desobediência. Jesus Cristo veio ao mundo para nos resgatar da maldição da lei, tomando‑a e cravando‑a na cruz, fazendo-se maldição por nós. Visto que Ele tomou a nossa maldição, nós podemos tomar posse da sua graça mediante a fé e receber o seu Espírito Santo. Deus vos abençoe.

HERDEIROS DE DEUS

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. (Gál 4:4-7)

Nota: No cumprimento do tempo, Deus enviou seu Filho, que nasceu de mulher, segundo a lei, para libertar da condenação os que seriam condenados devido ao pecado. Ao aceitar Jesus Cristo pela fé, recebemos o direito de sermos chamados filhos de Deus e, logo, herdeiros também. E porque somos filhos, recebemos também o Espírito Santo, que clama “Pai nosso”. Deus vos abençoe. 

CHAMADOS À LIBERDADE

Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Gál 5:12-14)

Nota: Paulo deseja o castigo para os inquietadores, porque a sua ação é péssima e prejudica aqueles que aceitam a sua mensagem perniciosa. Segundo eles, as pessoas podiam crer em Cristo, mas deviam permanecer vinculados à lei para cumpri-la. O convite de Cristo é chamada à liberdade, e o apóstolo segue o mesmo rumo. As pessoas precisam de ser libertas da opressão, e não oprimi-las mais. A lei contém 613 mandamentos, que dificilmente são cumpridos na íntegra. Por este motivo, há condenação. Mas com uma só palavra se cumpre toda a lei: AMOR. O amor ao próximo não permite fazer-lhe qualquer mal, nem prejudicá-lo de qualquer forma. Deus vos abençoe.

O AMOR CUMPRELEI

Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gál 6:1–2)

Nota: O conselho de Paulo é que os crentes que surpreendam outro nalgum pecado, não o condenem nem deixem ficar a coisa assim. O caminho do amor é um agir espiritual, aconselhando o tal a reconciliar-se com Deus ou com outro crente. O crente espiritual age espiritualmente, a fim de libertar o transgressor da condenação. Desta forma cumprimos a Lei de Cristo, que disse: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Deus vos abençoe.

Ler + AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »