TESSALONICENSES I

COMENTÁRIOS EM TESSALONICENSES

A OBRA DA 

Sem­pre damos graças a Deus por vós todos, fazen­do menção de vós em nos­sas orações, lem­bran­do-nos sem ces­sar da obra da vos­sa fé, do tra­bal­ho do amor, e da paciên­cia da esper­ança em nos­so Sen­hor Jesus Cristo, diante de nos­so Deus e Pai, Saben­do, ama­dos irmãos, que a vos­sa eleição é de Deus; Porque o nos­so evan­gel­ho não foi a vós somente em palavras, mas tam­bém em poder, e no Espíri­to San­to, e em mui­ta certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. (1Ts 1:2–5)

Nota: Paulo exal­ta três car­ac­terís­ti­cas espe­ci­ais dos tes­sa­loni­cens­es: as obras da fé, o tra­bal­ho do amor e a paciên­cia da esper­ança. É uma trilo­gia impor­tante que mar­ca os cristãos per­ante a sociedade. Não bas­ta alardear fé, amor e esper­ança, con­vém faz­er algu­ma coisa com elas. Se as obras não sal­vam, evi­den­ci­am a sal­vação do prat­i­cante, como exem­p­lo para sal­vação de out­ros. Nós, que vivíamos nas más obras, fomos eleitos para prati­car­mos boas obras para glória de Deus. Ele vos abençoe.

IMITADORES SINCEROS

E vós fos­tes feitos nos­sos imi­ta­dores, e do Sen­hor, receben­do a palavra em mui­ta tribu­lação, com gozo do Espíri­to San­to. De maneira que fos­tes exem­p­lo para todos os fiéis em Macedó­nia e Aca­ia. Porque por vós soou a palavra do Sen­hor, não somente na Macedó­nia e Aca­ia, mas tam­bém em todos os lugares a vos­sa fé para com Deus se espal­hou, de tal maneira que já dela não temos neces­si­dade de falar coisa algu­ma; porque eles mes­mos anun­ci­am de nós qual a entra­da que tive­mos para con­vosco, e como dos ído­los vos con­vertestes a Deus, para servir o Deus vivo e ver­dadeiro e esper­ar dos céus a seu Fil­ho, a quem ressus­ci­tou den­tre os mor­tos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futu­ra. (1Ts 1:6–10)

Nota: Paulo ale­ga que os crentes em Tes­salóni­ca se tornaram seus imi­ta­dores e do Sen­hor Jesus. Ora, isso é de supre­ma importân­cia, porque é dessa for­ma que demon­stramos estar seguin­do o Sen­hor e no rumo apos­tóli­co. Além dis­so, con­vém que a Palavra de Deus seja procla­ma­da em todos os lugares, e a nos­sa fé seja recon­heci­da por todos. Paulo salien­ta que eles esper­avam Jesus Cristo ressur­re­to, que nos livra da ira futu­ra. Deus vos abençoe nes­ta missão.

NÃO ENGANAR ALGUÉM

Ninguém opri­ma ou engane a seu irmão em negó­cio algum, porque o Sen­hor é vin­gador de todas estas coisas, como tam­bém antes vo-lo dis­se­mos e tes­ti­fi­camos. Porque não nos chamou Deus para a imundí­cie, mas para a san­tifi­cação. Por­tan­to, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu tam­bém o seu Espíri­to San­to. (1Ts 4:6–8)

Nota: Paulo adverte a respeito de opressão e engano, em pre­juí­zo do irmão. Ora, oprim­ir é escravizar, lim­i­tar a liber­dade de alguém; e enga­nar é procu­rar lucrar com o irmão sem ele se aperce­ber. Quem tem o Espíri­to San­to evi­ta tais pro­ced­i­men­tos, que des­on­ram a Deus e prej­u­dicam o próx­i­mo. Nós fomos chama­dos para a san­ti­dade, e isto deve­mos sem­pre procu­rar para glória de Deus. Deus vos abençoe.

O AMOR FRATERNAL

Quan­to, porém, ao amor fra­ter­nal, não neces­si­tais de que vos escre­va, vis­to que vós mes­mos estais instruí­dos por Deus que vos ameis uns aos out­ros; porque tam­bém já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedó­nia. Exor­ta­mo-vos, porém, a que ain­da nis­to aumenteis cada vez mais. E pro­cureis viv­er qui­etos, e tratar dos vos­sos próprios negó­cios, e tra­bal­har com vos­sas próprias mãos, como já vo-lo temos man­da­do; para que andeis hon­es­ta­mente para com os que estão de fora e não neces­siteis de coisa algu­ma. (1Ts 4:9–12)

Nota: O após­to­lo exal­ta os crentes de Tes­salóni­ca pelo seu amor frater­no, não somente aos da sua comu­nidade, mas tam­bém a todos os que vivi­am dis­tantes. Exor­ta-os, porém, a que desen­volvam ain­da mais o seu amor, que é a pro­va máx­i­ma de con­hecer Deus. Acon­sel­ha-os a viv­er em paz e cuidar cada um da sua própria vida, tra­bal­han­do para gan­har o seu ali­men­to, e viv­er hon­es­ta­mente como bom teste­munho per­ante os descrentes. Assim seja. Deus vos abençoe.

Con­tin­ua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »