TESSALONICENSES II

A VINDA DO SENHOR

Mas, irmãos, acer­ca dos tem­pos e das estações, não neces­si­tais de que se vos escre­va; porque vós mes­mos sabeis muito bem que o dia do Sen­hor virá como o ladrão de noite; pois que, quan­do dis­serem: Há paz e segu­rança, então lhes sobre­virá repenti­na destru­ição, como as dores de par­to àquela que está grávi­da, e de modo nen­hum escaparão. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aque­le dia vos sur­preen­da como um ladrão; porque todos vós sois fil­hos da luz e fil­hos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. (1Ts 5:1–5)

Nota: Os cristãos tes­sa­loni­cens­es estavam instruí­dos acer­ca do regres­so do Sen­hor Jesus. Paulo assemel­ha a sua vol­ta à chega­da de um ladrão, de noite e sem ser esper­a­do. É por este moti­vo que deve­mos estar sem­pre prepara­dos e vigian­do, porque a qual­quer momen­to o Sen­hor pode apare­cer. Vis­to ter­mos sido chama­dos das trevas para a luz, temos con­hec­i­men­to da men­sagem proféti­ca, e respeita­mos a Palavra do Sen­hor. Con­vém, pois, estar usan­do a armadu­ra forneci­da por Deus, a fim de vencer as astu­tas ciladas de Satanás. Deus vos abençoe.

CONSELHO APOSTÓLICO

Regoz­i­jai-vos sem­pre. Orai sem cessar.
Em tudo dai graças, porque esta é a von­tade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
Não extin­gais o Espíri­to. Não desprezeis as profecias.
Exam­i­nai tudo. Retende o bem (ou, guardai o que é bom) .
Abs­tende-vos de toda a aparên­cia do mal.
E o mes­mo Deus de paz vos san­tifique em tudo; e todo o vos­so espíri­to, e alma, e cor­po, sejam ple­na­mente con­ser­va­dos irrepreen­síveis para a vin­da de nos­so Sen­hor Jesus Cristo. (1Ts 5:16–23)

Nota: Con­vém viv­er neste espíri­to, a fim de agradar a Deus e ser­mos vence­dores nas tribu­lações des­ta vida. Mas, orar sem ces­sar é man­ter o mes­mo espíri­to da oração mati­nal. Dar graças em tudo, porque não foi pior. Não extin­guir o Espíri­to, para não ficar sem Deus. Não desprezar as pro­fe­cias, para ouvir o con­sel­ho de Deus. Con­tu­do, deve­mos exam­i­nar tudo à luz das Escrit­uras, para não ser­mos engana­dos. Evi­tar a aparên­cia do mal, para não dar que falar e des­on­rar a Deus. Deus vos abençoe.

GRAÇASDEUS

Sem­pre deve­mos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é jus­to, porque a vos­sa fé cresce muitís­si­mo e o amor de cada um de vós aumen­ta de uns para com os out­ros, de maneira que nós mes­mos nos glo­ri­amos de vós nas igre­jas de Deus por causa da vos­sa paciên­cia e fé, e em todas as vos­sas perseguições e aflições que supor­tais; pro­va clara do jus­to juí­zo de Deus, para que sejais havi­dos por dig­nos do reino de Deus, pelo qual tam­bém pade­ceis; (2Ts 1:3–5)

Nota: Paulo dá graças a Deus em vir­tude do desen­volvi­men­to da fé dos tes­sa­loni­cens­es. E quan­do a fé cresce, o amor aumen­ta tam­bém. Por este moti­vo, o após­to­lo ale­ga que fala­va neles nas igre­jas por onde pas­sa­va. A fé pro­duz somente amor, resul­ta tam­bém em mui­ta paciên­cia, no caso deles, para supor­tar as perseguições que sofri­am por causa da fé. O juí­zo de Deus, porém, virá sobre aque­les que perseguem os seus fil­hos, enquan­to estes fazem parte do reino de Deus. Deus vos abençoe.

SINAIS DA SUA VINDA

Ora, irmãos, rog­amo-vos, pela vin­da de nos­so Sen­hor Jesus Cristo, e pela nos­sa reunião com ele, que não vos movais facil­mente do vos­so entendi­men­to, nem vos per­turbeis, quer por espíri­to, quer por palavra, quer por epís­to­la, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já per­to. Ninguém de maneira algu­ma vos engane; porque não será assim sem que antes ven­ha a apos­ta­sia, e se man­i­feste o homem do peca­do, o fil­ho da perdição, o qual se opõe, e se lev­an­ta con­tra tudo o que se chama Deus, ou se ado­ra; de sorte que se assen­tará, como Deus, no tem­p­lo de Deus, queren­do pare­cer Deus. (2Ts 2:1–4)

Nota: Eis uma advertên­cia apos­tóli­ca, a fim de nos aler­tar e ficarmo9s vig­i­lantes aos sinais da segun­da vin­da de Cristo. Ninguém sabe o dia nem a hora da sua chega­da. Aque­les que mar­cam dias e horas são men­tirosos e enganadores. Paulo acon­sel­ha mes­mo para não acred­itarem em cer­tos escritos, nem mes­mo em nome do apos­to­lo. Os sinais visíveis são: apos­ta­sia, ou aban­dono da fé, o homem do peca­do e fil­ho da perdição. O tal assen­tar-se‑à no tem­p­lo de Deus, queren­do pare­cer Deus. Para que isto acon­teça, o tem­p­lo hebreu será primeiro con­struí­do em Israel, cujos prepar­a­tivos estão em pro­gres­so. Deus vos abençoe.

Ler + AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »