TIMÓTEO I

NOTAS NOS LIVROS A TIMÓTEO

PALAVRA FIELDIGNA

Esta é uma palavra fiel e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. (1Tm 1:15-17)

Nota: Uma palavra fiel e digna de aceitação é o facto de Jesus ter vindo ao mundo para salvar os pecadores considerando-se Paulo o principal. Se ele se considera o principal pecador, como nos consideramos nós? O apóstolo queria demonstrar a longanimidade de Cristo para exemplo dos crentes. Os cristãos devem proceder de igual maneira para que Cristo seja conhecido tal como é. Deus vos abençoe.

ORAÇÃO POR TODOS

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. (1Tm 2:1-4)

Nota: O apóstolo aconselha-nos a fazer oração por todos, incluindo reis e os que estão em eminência, na governação, a fim de receberem sabedoria para agir corretamente e termos uma vida sossegada. Este procedimento é bom e agradável a Deus, pois deseja que todos sejam salvos. Portanto, oremos. Deus vos abençoe.

O AMOR AO DINHEIRO

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se trespassaram a si mesmos com muitas dores. (1Tm 6:8–11)

Nota: Paulo adverte contra a falta de moderação no aspeto financeiro. Quem almeja mais que o necessário cai na tentação de enveredar pela corrupção para granjear mais dinheiro, o qual nunca satisfaz, sempre quer mais. Por causa do dinheiro, muitas pessoas caem numa grande teia de males, da qual já não podem sair. O conselho é o seguinte: Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

Con­tin­ua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »