O NOME DE DEUS

 CURIOSIDADES DA LÍNGUA HEBRAICA I

O NOME DE DEUS

H aW oH eJ

(Para ler esta Série não é preciso conhecer as línguas, basta compreender a mensagem através das letras inclusas. Mas precisa das Fontes de Hebraico e Grego. Se as não tiver pode descarregá-las na página ESTANTE e proceder à sua instalação conforme indicado.)

A primeira vez que algo sobre o nome pessoal de Deus é mencionado no Antigo Testamento é no versículo catorze do capítulo três de Êxodo. Quando Moisés perguntou qual era o Seu nome foi-lhe dito: “Eu Sou o que Sou” que em hebraico se escreve da direita para a esquerda, hyha r>a hyha e se lê a’hyah asher a’yah.

A palavra a’hyah equivale ao nosso verbo Ser e significa eu serei, ou Eu Sou. Mas em hebraico tem um significado mais profundo: O Deus revelado a Moisés é Deus do passado, do presente e do futuro. Ele pertence à eternidade e é omnisciente, omnipresente e omnipotente. É a Rocha duradoura e inabalável.

E no versículo quinze Moisés é instruído a dizer que hvhy (YHWH) o Deus de seus pais o tinha enviado a eles. Comparando as palavras notamos aqui uma mudança de sinais (ya por vy). Isto deve-se à mudança de forma verbal. Vejamos que hvh (ha’vah) serve para dizer ‘ele é’, e acrescentando o y (iôd) no princípio temos hvhy (JHWH) ou Jehowah. A nossa letra conrrespondente ao ‘iod’ é o jota ‘j’.

Comparemos algumas formas do verbo ser para entender o nome de Deus: 

hyh (ha’yah) = ele era 

hyhy (yi’yeh) = ele será

hvh (ha’vah) = ele é

hvhy (YHWH) = o Nome

O Dicionário de Strongs con­tém 4 con­soantes e três sinais vocáli­cos: e, o, a, que dá Jehowah.

Na Bíblia lemos que Deus criou o Homem à Sua imagem e semelhança. Criou-nos com personalidade, emoções, sentido de humor, criatividade, e capacidade para amar, porque Ele reúne todas essas características, é a Sua real essência. Isto tem duas finalidades: A primeira é para podermos relacionar-nos com Deus. A segunda é para podermos revelar Deus no mundo. Infelizmente essa imagem desapareceu por causa do pecado. Mas Jesus veio oferecer-nos essa possibilidade e deu-nos o exemplo. Ele era a verdadeira imagem de Deus e podia dizer: “Quem me vê a mim vê ao Pai.”

Ora, com as letras hebraicas do nome de Deus, em ordem descendente, podemos ver a forma de um homem com cabeça, braços, tronco e pernas, e um significado muito profundo. O Homem foi criado à imagem do seu Criador para o representar na terra. E a ressurreição de Cristo deu-nos a possibilidade de viver em nós para que o Pai seja conhecido na sua verdadeira essência espiritual e moral: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.” 

Proveniente do verbo louvar, llh (halel) e das iniciais do nome de Deus, hy (yah) temos a palavra hyvllh (haleluia) cujo significado é ‘louvai a Ya’ e que nos Salmos aparece escrito louvai ao Senhor’, para evitar pronunciar o nome, devido a ter-se perdido a verdadeira pronúncia do mesmo. Ele é quem merece todo o nosso louvor, tanto pela Sua natureza como pela Sua constante acção em nosso favor. Assim seja.

Sobre as vogais hebraicas AQUI

Pode ler mais sobre o nome AQUI

Para ler Nomes Compostos AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »