EU SOU — em João III

EU SOUVIDA

Disse-lhe Jesus: Eu sou… a vida; ninguém vem ao Pai senão for por mim. Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mes­mo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mes­mas obras. (João 14:9–11)

Nota: O Sen­hor Jesus é tam­bém a fonte da vida. No princí­pio da cri­ação Ele esta­va pre­sente em espíri­to. Tudo foi feito com a sua colab­o­ração, tudo tem a sua mar­ca. E dizia (Jesus): Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for con­ce­di­do (João 6:65). Igual­mente, ninguém pode ir ao Pai senão através. Quan­do alguns o aban­donaram, o Sen­hor inter­ro­gou os mais próx­i­mos se tam­bém eles que­ri­am reti­rar-se. Respon­deu-lhe, pois, Simão Pedro: Sen­hor, para quem ire­mos nós? Tu tens as palavras da vida eter­na (João 6:68). Jesus é, por con­seguinte, a real man­i­fes­tação de Deus em for­ma humana.

EU SOU A VIDEIRA

Eu sou a videira ver­dadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fru­to, a tira; e limpa toda aque­la que dá fru­to, para que dê mais fru­to. Vós já estais limpos, pela palavra que vos ten­ho fal­a­do. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mes­ma não pode dar fru­to, se não estiv­er na videira, assim tam­bém vós, se não estiverdes em mim. (João 15:1-4)

Nota: A videira serve para pro­duzir fru­to saboroso a fim de sat­is­faz­er o pro­du­tor. Os dis­cípu­los de Cristo são as varas que, lig­adas a Ele, devem pro­duzir igual­mente fru­to para praz­er do lavrador, que é o Pai. As varas que dão fru­to são limpas anual­mente para darem mais fru­to. As que não fru­to são cor­tadas e servem para arder no fogo. O Sen­hor avi­sou que sem Ele nada pro­duzire­mos para glória do lavrador. Mas unidos a Ele tudo é pos­sív­el e haverá bom fru­to para todos. E “o fru­to do Espíri­to é: amor, gozo, paz, lon­ga­n­im­i­dade (tar­dio em irar-se), benig­nidade, bon­dade, fé, man­sid­ão, tem­per­ança,” escreveu o após­to­lo Paulo (Gál. 5:22).

EU SOU REI

Respon­deu Jesus: O meu reino não é deste mun­do; se o meu reino fos­se deste mun­do, pele­jari­am os meus ser­vos, para que eu não fos­se entregue aos judeus; mas ago­ra o meu reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respon­deu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mun­do, a fim de dar teste­munho da ver­dade. Todo aque­le que é da ver­dade ouve a min­ha voz. (João 18:36-37)

Nota: Quan­do Jesus esta­va a ser jul­ga­do por Pilatos, este inter­ro­gou ser Ele era rei. E o Sen­hor respon­deu que nasceu para ser rei, e esta era, por­tan­to, a sua mis­são. O seu reino, porém, é celes­tial, vem de cima para este mun­do per­di­do no peca­do, e pre­cisa de ren­o­vação pelo Espíri­to San­to. O seu reino é car­ac­ter­i­za­do por amor, justiça e paz, e somente o espíri­to de Deus pode con­ced­er esta tríade mar­avil­hosa. Jesus Cristo man­i­festou esta tríade espir­i­tu­al na sua vida, e podemos con­fi­ar que seu domínio será mar­ca­do por amor, justiça e paz.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »