Festas Hebraicas

A.  O SÁBADO SEMANAL, Lv. 23:3

  1. Data: Cada 7º dia da semana.
  2. Propósi­to: Prover des­can­so para home­ns e ani­mais e para cul­tu­ar a Deus.
  3. Rit­u­al: Os sac­er­dotes apre­sen­tavam ofer­tas diárias em dobro e ren­o­vavam os pães da proposição.
  4. Sig­nifi­ca­do históri­co: Recor­dar que Deus é fiel e cumpre a sua aliança com Israel.
  5. Sig­nifi­ca­do tipológi­co: Tip­i­fi­ca­va o des­can­so dos crentes na obra vicária de Cristo.

B.  PÁSCOA E PÃES ASMOS, Lv. 23:4

  1. Data: 14 de Abib, ou Nisã (Março/Abril) Pães asmos, 15 Abib
  2. Propósi­to: Lem­brar a lib­er­tação da escravidão e a futu­ra redenção.
  3. Rit­u­al: Sep­a­rar um cordeiro no 10º dia e sac­ri­ficá-lo no 14º dia, segui­do de 7 dias asmos.
  4. Sig­nifi­ca­do históri­co: Lem­brar o Êxo­do, ou saí­da do Egipto.
  5. Sig­nifi­ca­do tipológi­co: 1. O cordeiro era tipo de Cristo, o cordeiro de Deus.  2. Os pães eram tipo da vida imac­u­la­da de Cristo.

C.  PRIMÍCIAS, Lv. 23:10; Nm. 28:16–31

  1. Data: 16 de Abib, ou Nisã (Março/Abril) Caía no 1º da sem­ana, ou domingo.
  2. Propósi­to: Recon­hecer as bênçãos de Deus nas primeiras col­heitas da cevada.
  3. Rit­u­al: Mover per­ante Deus a ofer­ta da col­hei­ta selec­ciona­da no 10º dia.
  4. Sig­nifi­ca­do históri­co: Dedicar a Deus de toda a colheita.
  5. Sig­nifi­ca­do tipológi­co: Era tipo da ressur­reição de Cristo como primí­cias da ressur­reição dos crentes.

D.  PENTECOSTES, ou sem­anas, 23:15; Dt. 16

  1. Data: 50 dias após a fes­ta das primí­cias, Sivã (Maio/Junho) 1º domin­go de Junho.
  2. Propósi­to: Cel­e­brar o final das col­heitas da ceva­da con­sagran­do tudo a Deus.
  3. Rit­u­al: Ofer­ta de paz, queima­da, dois pães e lib­er­al­i­dade para os pobres.
  4. Sig­nifi­ca­do históri­co: Lem­brar a escravidão no Egip­to e o primeiro ano de colheitas.
  5. Sig­nifi­ca­do tipológi­co: A for­mação da nova comu­nidade no Pen­te­costes, a Igreja.

E.  TROMBETAS, Lv. 23:24; Nm. 29

  1. Data: 1 de Tishri (Setembro/Outubro)
  2. Propósi­to: Mar­car o iní­cio do ano civ­il e aler­tar o povo para o iní­cio do mês sagrado.
  3. Rit­u­al: As trom­be­tas soavam mais alto e durante mais tem­po do que nas out­ras luas novas
  4. Sig­nifi­ca­do históri­co: A voz de Deus con­vo­can­do o povo para aprox­i­mação santificada.
  5. Sig­nifi­ca­do tipológi­co: Nova reunião de Israel antes do dia da lamen­tação e o regoz­i­jo milenário.

F. O DIA DA EXPIAÇÃO, Lv. 23.27

  1. Data: 10 de Tishri (Setembro/Outubro)
  2. Propósi­to: Expi­ar peca­dos eventuais
  3. Rit­u­al: Afli­gir as suas almas. Ofer­e­cer um bode para expi­ação e out­ro para levar a iniquidade.
  4. Sig­nifi­ca­do históri­co: Elim­i­nação dos peca­dos por Deus e purifi­cação por mais um ano.
  5. Sig­nifi­ca­do tipológi­co: Tip­i­fi­ca­va Cristo que expi­ou, lev­ou, e purifi­cou de todo o pecado.

G. TABERNÁCULOS, Lv. 23:34

  1. Data: 15–22 de Tishri (Setembro/Outubro)
  2. Propósi­to: Comem­o­rar a pere­gri­nação no deser­to e o cuida­do de Deus com Israel.
  3. Rit­u­al: Habitar em ten­das de ramos e apre­sen­tar ofer­tas espe­ci­ais durante 7 dias.
  4. Sig­nifi­ca­do históri­co: Regoz­i­jo pelo fac­to de estarem na ter­ra prometi­da e suas colheitas.
  5. Sig­nifi­ca­do tipológi­co: Tip­i­fi­ca­va a ale­gria e a paz mile­nar após a purificação.

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