Génesis I

NOTAS NO LIVRO DE GÉNESIS

A CRIAÇÃO

No princípio, quando Deus criou o céu e a terra, a terra estava sem forma e sem ordem. Era um mar profundo coberto de escuridão; mas sobre as águas pairava o Espírito de Deus. Então Deus disse: «Que a luz exista!» E a luz começou a existir. Deus achou que a luz era uma coisa boa e separou‑a da escuridão. E Deus chamou à luz dia e à escuridão, noite. Passou uma tarde e veio a manhã: o dia um. (Gén 1:1–5)

Nota: Deus é a origem de tudo, pois, sem ele nada existiria. Ele é o fundamento, o poder e a ordem da criação, e tudo se move segundo suas leis. Se deixasse de controlar o Universo, isto seria o caos. Mas, porque tudo é governado pelo Todo-poderoso, tudo gira segundo leis estabelecidas pelo supremo Arquiteto. O Sol obedece às suas ordens, assim como a Lua, as estrelas, e todos os planetas. Por que não deveriam os seres humanos submeter-se às ordens divinas para viverem em harmonia e felicidade? Deus vos abençoe.

A SEPARAÇÃO

Depois Deus disse: «Que exista um firmamento entre as águas, para as separar umas das outras.» E Deus fez então o firmamento, separando assim as águas que estão do lado de baixo das que estão do lado de cima. E assim aconteceu. Deus chamou céu a este firmamento. Passou uma tarde e veio a manhã: o segundo dia. Deus disse então: «Que as águas que estão debaixo do céu se juntem num único lugar e que fique à vista a terra firme.» E assim aconteceu. Deus chamou terra à terra firme e chamou mar às águas assim reunidas. E achou que tudo aquilo eram coisas boas. (Gén 1:6–10)

Nota: Deus criou e separou as coisas criadas conforme o seu plano criador, para servirem um propósito definido. Água em baixo, água em cima, água nos rios e água nos mares, tudo com um propósito. Separou a luz e as trevas, chamando-lhes dia e noite, para o homem trabalhar e descansar. Também separou santos e pecadores, uns que vivem na luz, para sua salvação, e outros que vivem em trevas, para sua condenação. Vivamos na luz para salvação. Deus vos abençoe.

ALIMENTAÇÃO

Deus disse ainda: «Que a terra produza ervas e plantas que deem semente e árvores que deem fruto, cada uma conforme a sua qualidade e que o fruto contenha a semente própria.» E assim aconteceu. A terra produziu toda a espécie de ervas, que dão semente, conforme a sua qualidade, e árvores de fruto, com a semente própria de cada uma. E Deus achou que aquilo eram coisas boas. Passou uma tarde e veio a manhã: o terceiro dia. (Gén 1:11–13)

Nota: O Criador teve imenso cuidado, como Arquiteto, no planeamento da sua obra criadora. Primeiro apareceu a erva para os animais que iriam alimentar-se dela. Depois apareceram as árvores de sombra e frutíferas, para o homem se abrigar, e alimentar-se dos seus belos frutos. Quando o homem apareceu tinha uma mesa posta para saciar-se. Agradeçamos a Deus pelas coisas criadas, muito úteis à vida humana. Deus vos abençoe.

Continua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »