Jesus o Salvador

O Salvador e a Sua obra

Deus é a Fonte da salvação, porém, age por intermédio de agentes. Ele livrou Israel da escravidão por meio de Moisés. Ele livrou-os dos midianitas por instrumentalidade de Gideão. “Mas, vindo a plenitude dos tempos Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adopção de filhos” (Gl. 4.4,5).

Acerca dele escreveu Isaías no seu livro profético: “Eu, Eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador (Is. 43.11). Descubramos os títulos existentes nos versos onze a quinze daquele trecho: “Yahweh,” traduzido Senhor, Salvador, Redentor, Santo, Criador, e Rei. Tudo isto tem sido atribuído a Jesus, o Cristo.

O próprio Deus confessa ser aquilo que é: “Eu, Eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro” (Is. 43.25). “Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra, porque eu sou Deus e não há outro” (Is. 45.22).

Também Zacarias profetizou sobre a vinda do rei tal como aconteceu: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta ó filha de Jerusalém; Eis que o teu rei virá a ti, justo e salvador, pobre e montado sobre um jumento…” (Zc. 9.9). E Mateus cita esta passagem para identificar Jesus com a profecia (Mt. 21.4,5). Todavia, este rei foi rejeitado, açoitado e morto para que por Ele vivamos.

Deus revelou o sacrifício salvador a fim de todos podermos desfrutar dos seus benefícios inefáveis. O capítulo cinquenta e três de Isaías relata maravilhosamente o sofrimento do Cordeiro de Deus que veio ao mundo para tirar o pecado da humanidade. Ele experimentou todas as limitações físicas, foi desprezado, foi ferido, sofreu dores atrozes, e foi morto como substituto dos pecadores. Tudo isto Ele suportou a fim de levar o castigo das nossas iniquidades. Ele sofreu as nossas dores pelas quais deu à luz uma nova comunidade que é a Igreja (cf. Ef. 2.15).

A salvação foi consumada na cruz quando Ele deu o último suspiro exclamando: “Está consumado” no grego (tetelestai) (Jo. 19.30); expressão que significa: Foi integralmente cumprido o pagamento pelos pecados. E o preço altíssimo do resgate foi o precioso sangue do Filho de Deus (1 Pd. 1.18,19). Ele levou em seu corpo os nossos pecados, a nossa condenação, para podermos viver em justiça (1 Pd. 2.24). Agora, quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado (Jo. 3.18).

Portanto, agora já não há condenação alguma para os que vivem unidos a Cristo Jesus (Rm. 8.1). O conselho de Paulo para todos é: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa” (At. 16.31). Crer no Senhor significa confiar plenamente na eficácia da morte e ressurreição de Jesus, o qual acreditamos ter sido levado à cruz para morrer em nosso lugar.

Con­tin­ua em ‘Jesus o Sober­a­no

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »