Mateus 13:32–18:22

NOTAS NO EVANGELHO DE MATEUS V

O REINO DOS CÉUS 1: Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; o qual é realmente a menor das sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos. (Mat 13:31–32)

Nota: A semente da mostarda é pequena com um grão de areia, mas, após o nascimento, a árvore pode crescer até ao ponto de poder ser trepada. Aí, as aves podem abrigar-se e fazer seus ninhos e crescimento de sua prole. A Igreja de Cristo teve um começo diminuto, mas, em cerca de dois mil anos, atingiu milhões em todo o mundo, muitos dos quais estão já na presença do Senhor.

O REINO DOS CÉUS 2: Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou‑a. (Mat 13:44–46)

Nota: Jesus Cristo veio em busca dos pecadores e achou nesta terra um tesouro oculto, que sé ele viu, amou e comprou por valioso preço. Encontrou igualmente uma pérola caríssima, que amou e comprou por igual preço. Ele deu a vida e seu sangue, preciosos demais para serem entregues por pecadores. Veio à terra e comprou uma noiva, que está purificando e preparando para a ter a seu lado na eternidade. (Cf. 1 Ped 1:18–19; 2:9)

OPINIÕES ACERCA DE CRISTO

Ao chegar à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem? Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas.” Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?” Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. (Mat 16:13–17)

Nota: Cada um tem uma opinião acer­ca de Jesus: Para uns, ele é um bom homem, para out­ros, opera por Satanás, para out­ros, é um dos pro­fe­tas, e para Pedro é o Mes­sias. Pedro reconhece‑o como o ungi­do de Deus, o próprio Fil­ho de Deus. E nós, como descreve­mos Jesus de Nazaré? Para mim, Ele é o meu sal­vador, o meu advo­ga­do, o meu cam­in­ho, a min­ha vida e a min­ha força. Deus vos abençoe.

O MAIOR NO REINO: Naquela mesma hora, chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando um menino, o pós no meio deles e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. (Mat 18:1–4)

Nota: Geralmente, os homens procuram o primeiro lugar. Jesus, porém, tem outra opinião sobre a grandeza pessoal. Quem almeja ser grande deve, em primeiro lugar, nascer de novo, recomeçar como menino, e ser humilde como ele, para ser grande. Ora, um menino é sincero, não pensa mal, não diz mal, nem trata mal. Este é o maior no Reino dos céus.

O PERDÃO NO REINO: Então, Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes? Jesus respondeu: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. (Mat 18:21–22)

Nota: Os fariseus ensinavam a perdoar até três vezes. Pedro foi mais generoso, mas isso não agradou a Jesus. O Senhor declarou que o perdão real é ilimitado; como Deus procede, assim devem proceder os filhos, até 70X7=490, que significa perdão ilimitado.

Continua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »