Mateus 4–5

NOTAS NO EVANGELHO DE MATEUS II

A TENTAÇÃO: Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mat 4:1–4)

Nota: O princípio da tentação tem um “se” que exige uma resposta. E Jesus respondeu da maneira certa: Tal como o pão material é necessário à vida física, também o pão espiritual é necessário à vida espiritual. Precisamos do alimento completo para uma vida completa e duradoura. Alimente-se bem para viver bem.

A AMBIÇÃO: Novamente, o diabo o transportou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mat 4:8–11)

Nota: A ambição é perigosa, se alguém troca o culto a Deus por ela. Todavia, podemos ambicionar coisas boas se dermos o primeiro lugar a Deus e seu serviço. Ninguém se deixe iludir para abandonar o devido culto a Deus. Sejamos fiéis.

PESCADORES: Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. (Mat 4:17–20)

Nota: Os primeiros discípulos de Jesus observaram como fazer para guiar pessoas a Ele. Então, Ele os convidou a segui-lo, a fim de aprenderem o servir no reino de Deus. É mediante observação e prática constantes que aprendemos a proclamar o reino de Deus. Sejam abençoados e felizes.

SAL E LUZ: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mat 5:13–16)

Nota: Sal é luz são fundamentais à vida humana. Enquanto o sal tempera e dá sabor, a luz orienta e livra do perigo. Assim, os cristãos têm a missão de dar sabor à vida e livrar do perigo aqueles que estão sujeitos a essa tragédia. Cumpramos a nobre missão.

O TEU OLHO: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca‑o e atira‑o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. (Mat 5:27–29)

Nota: Não é preciso arrancar o lho para evitar o pecado. Mas, é importante que se retire o olho da tentação para não pecar, a fim de não ser lançado no lago de fogo.

O TEU AMOR: Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. (Mat 5:43–48)

Nota: Assim como o Pai celestial é perfeito em amor, também seus filhos devem ser perfeitos em amor, amando seus inimigos, maldizentes e odientos. Vivam melhor e Deus vos abençoe.

Continua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »