NOVA JERUSALÉM

E vi a san­ta cidade, a nova Jerusalém, que descia  do céu da parte de Deus, adereça­da como uma  noi­va atavi­a­da para o seu noi­vo.” (Apoc­alipse 21:2)

Questão

Que cidade é esta que desce do céu até à ter­ra como uma esposa? Quem é o noi­vo? Será uma cidade físi­ca, ou uma cidade humana?

Contexto bíblico

No princí­pio o Cri­ador esta­b­ele­ceu a base para uma cidade de Deus, con­forme o rela­to de Géne­sis 2:7,8: “E for­mou o Sen­hor Deus o homem do pó da ter­ra e soprou-lhe nas nar­i­nas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. Então plan­tou o Sen­hor Deus um jardim, da ban­da do ori­ente, no Éden, e pôs ali o homem que tin­ha for­ma­do.” Este propósi­to, con­tu­do, foi alter­ado com a entra­da do peca­do, e o primeiro casal foi expul­so daque­le lugar. Porém, o nasci­men­to de Sete ren­ovou a esper­ança de haver uma sociedade jus­ta porque “Foi nesse tem­po que os home­ns começaram a invo­car o nome do Sen­hor” (Gn 4:26).

A esper­ança na descendên­cia de Sete foi tam­bém gora­da porque os seus fil­hos mis­tu­raram-se com os ímpios descen­dentes de Caim, e Deus decid­iu destru­ir aque­la humanidade e esta­b­ele­ceu o seu pacto com Noé: “Porque eis que eu tra­go o dilúvio sobre a ter­ra para destru­ir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espíri­to de vida; tudo o que há na ter­ra expi­rará. Mas con­ti­go esta­b­ele­cerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e con­ti­go teus fil­hos, tua mul­her e as mul­heres de teus fil­hos.” E Noé fez tudo con­forme o Sen­hor lhe ordenara. (Gn 6:17,18). Todavia, Eles decidi­ram edi­ficar orgul­hosa­mente uma cidade sua, não a de Deus. “Dis­ser­am mais: Eia, edi­fique­mos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome para que não sejamos espal­ha­dos sobre a face de toda a ter­ra.” (Gn 11:4). Por este moti­vo o Sen­hor con­trar­i­ou os seus propósi­tos e provo­cou a dis­per­são pela terra.

Depois, na mes­ma ter­ra onde localizara o jardim do Édem, escol­heu Abrão e chamou‑o a fim de edi­ficar a sua cidade com ele. Seria a cidade de Deus, como está escrito: “Ora, o Sen­hor disse a Abrão: Sai-te da tua ter­ra, da tua par­entela, e da casa de teu pai, para a ter­ra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrande­cerei o teu nome; e tu, serás uma bênção.” (Gn 12:1,2). Abrão foi obe­di­ente e rumou sem rumo cer­to, somente con­fian­do na direcção de Deus. Mais tarde, o Sen­hor apare­ceu-lhe e disse-lhe: “esta­b­ele­cerei o meu pacto con­ti­go e com a tua descendên­cia depois de ti em suas ger­ações, como pacto per­pé­tuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendên­cia depois de ti. Dar-te-ei a ti e à tua descendên­cia depois de ti a ter­ra de tuas pere­gri­nações, toda a ter­ra de Canaã, em per­pé­tua pos­sessão, e serei o seu Deus.” (Gn 17:7,8).

Após a sua descendên­cia haver pas­sa­do cer­ca de qua­tro­cen­tos anos no Egip­to, Deus chamou Moisés e entre­gou-lhe a mis­são de tirá-los dali para os con­duzir à ter­ra prometi­da. Moisés foi obe­di­ente e fez como o Sen­hor lhe ordenara. Quan­do tin­ham chega­do ao Sinai Deus disse-lhes: “Ago­ra, pois, se aten­ta­mente ouvird­es a min­ha voz e guardard­es o meu pacto, então sereis a min­ha pos­sessão pecu­liar den­tre todos os povos, porque min­ha é toda a ter­ra; e vós sereis para mim reino sac­er­do­tal e nação san­ta. São estas as palavras que falarás aos fil­hos de Israel.” (Êx 19:5,6).

Ler mais e descar­regar em > A Cidade Santa

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »