Onde Está Teu Irmão?

Onde está teu irmão?

Leitu­ra: 1 João 2:7–11

Mas aque­le que odeia a seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, e não sabe para onde vai porque as trevas lhe cegaram os olhos.” (v. 11)

Reflexão

A questão supra foi dirigi­da a Caim após ele ter assas­si­na­do seu irmão Abel. Então respon­deu que descon­hecia o paradeiro do irmão. Depois da que­da, o homem sofreu uma com­ple­ta mudança no cen­tro do seu ser e tornou-se insen­sív­el ao sofri­men­to humano. Emb­o­ra tivesse sido cri­a­do à semel­hança do Cri­ador, perdeu essa imagem e pas­sou a ter uma imagem dis­tor­ci­da de si mesmo.

Caim abor­receu o irmão pelo fac­to de a espir­i­tu­al­i­dade de Abel o ter guia­do a ofer­e­cer um sac­ri­fí­cio agradáv­el a Deus, o qual pre­fig­u­ra­va o sac­ri­fí­cio vin­douro do cordeiro de Deus pela humanidade. Não con­vém inve­jar o rela­ciona­men­to do nos­so irmão com Deus porque “a inve­ja é uma cadela raivosa que morde no próprio dono”. E quan­do este fica mor­di­do procu­ra, de qual­quer maneira, vin­gar-se e bus­ca a sua víti­ma para sac­ri­ficar. Enquan­to a obe­diên­cia pro­duz justiça, a des­obe­diên­cia provo­ca inve­ja e injustiça.

O após­to­lo assev­era que quem odeia o seu irmão per­manece em trevas e descon­hece o seu rumo. Fica sem alvo, des­ori­en­ta­do, e à mer­cê dos impul­sos da psique alter­a­da pelo peca­do. Mas Paulo acon­sel­ha o seguinte: “Não vos vingueis a vós mes­mos, ama­dos, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Min­ha é a vin­gança, eu ret­ribuirei, diz o Sen­hor.” O Sen­hor ret­ribui tan­to o mal como o bem; por­tan­to, é con­ve­niente entre­gar a Deus todo o juí­zo e esper­ar pela Sua justiça.

Oração

Meu Pai celes­tial, aju­da-me a con­sid­er­ar a difer­ença do meu irmão e a não ficar exal­ta­do por esse fac­to. Aju­da-me tam­bém a ser gen­eroso para todos os meus irmãos. Amém.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »