Sereis Como Deus

Disse a ser­pente à mul­her: Cer­ta­mente não mor­rereis; porque Deus sabe que no dia em que com­erdes desse fru­to vos­sos olhos se abrirão e sereis como Deus, con­hecen­do o bem e o mal.” Géne­sis 3:4,5

Questão

Será pos­sív­el, de algu­ma maneira, alguém ser como Deus? De acor­do com o tre­cho supra parece que a luz rece­bi­da pela aber­tu­ra dos olhos faria deles um casal semel­hante a Deus. Esta ideia, que proveio de alguém que tin­ha este inter­esse, con­duz­iu a humanidade à que­da e à ruí­na. O tal apre­sen­tou-se na for­ma de ser­pente, inofen­si­va, e des­ta for­ma enganou o primeiro casal humano. Mas jamais será pos­sív­el ser como Deus, nem, tam­pouco, ser pequenos deuses.

O pro­fe­ta Isaías, em Is 14:12–14, assemel­ha o monar­ca de Babiló­nia ao prin­ci­pal adver­sário de Deus, queren­do ser semel­hante ao Altís­si­mo, quan­do escreve: “Como caíste do céu, ó estrela da man­hã, fil­ha da alva! Como fos­te lança­do por ter­ra, tu que pros­travas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; aci­ma das estre­las de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da con­gre­gação me assentarei, nas extrem­i­dades do norte; subirei aci­ma das alturas das nuvens, e serei semel­hante ao Altíssimo.” 

Aque­le per­son­agem é iden­ti­fi­ca­do no tre­cho supra como ‘estrela da man­hã’. Ago­ra temos de obser­var o sig­nifi­ca­do de três vocábu­los muito impor­tantes: O hebraico ‘heilal’ sig­nifi­ca aque­le que bril­ha. A Sep­tu­ag­in­ta traduz­iu pelo ter­mo grego ‘eosforos’ que quer diz­er por­ta­dor de luz. E a Vul­ga­ta Lati­na ver­teu para ‘lúcifer’ com o mes­mo sig­nifi­ca­do. Por man­i­fes­tar grande inter­esse em se colo­car no lugar de Deus, trans­for­mou-se no Seu prin­ci­pal adver­sário. Por este moti­vo foi chama­do, em hebraico ‘satan’ traduzi­do por Satanás, con­forme nar­ra 1 Cr 21:1 “Então Satanás se levan­tou con­tra Israel e inci­tou Davi a numer­ar Israel.”

Aque­le que era a luz trans­for­mou-se em trevas, dev­i­do à sua ambição desme­di­da de ser como Deus. O livro de Jó rela­ta que “Na ver­dade, a luz do ímpio se apa­gará, e não res­p­lan­de­cerá a chama do seu fogo. A luz se escure­cerá na sua ten­da, e a lâm­pa­da que está sobre ele se apa­gará… É lança­do da luz para as trevas e afu­gen­ta­do do mun­do.” (Jó 18:5,6,18).

E um novo por­ta­dor de luz foi recon­heci­do para alu­mi­ar este mun­do de trevas. O rei David con­fes­sa que o Sober­a­no Sen­hor é a sua luz, des­ta maneira: “O Sen­hor é a min­ha luz e a min­ha sal­vação; a quem temerei? O Sen­hor é a força da min­ha vida; de quem me recearei?” (Sl 27:1). “O Sen­hor é Deus, e nos con­cede a luz; atai a víti­ma da fes­ta com cor­das às pon­tas do altar.” (Sl 118:27). “Lâm­pa­da para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu cam­in­ho.” (Sl 119:105).

O tre­cho grego do salmo rev­ela que aque­la palavra é ‘logos’. E o evan­ge­lista João ensi­na que “no princí­pio era o Ver­bo, (gr. Logos) e o Logos esta­va com Deus, e o Logos era Deus… Nele esta­va a vida, e a vida era a luz dos home­ns; e a luz res­p­lan­dece nas trevas, e as trevas não a com­preen­der­am.” (Jo 1:1,4,5). E o Logos incar­nou e habitou entre eles, e viram o bril­ho da sua glória. (Jo 1:14). ateus rela­ta que “o povo que esta­va sen­ta­do em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam sen­ta­dos na região da som­bra da morte a luz raiou.” (Mt 4:16).

O próprio Sen­hor Jesus con­fir­mou ser a luz do mun­do ao diz­er: “Eu sou a luz do mun­do; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo 8:12). “Enquan­to estou no mun­do, sou a luz do mun­do.” (Jo 9:5). “Eu sou a luz que vim ao mun­do para que todo aque­le que crê em mim não per­maneça nas trevas.” (Jo 12:46). “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos tes­ti­ficar estas coisas a favor das igre­jas. Eu sou a raiz e a ger­ação de Davi, a res­p­lan­de­cente estrela da man­hã.” (Ap 22:16).

Mateus con­ta que quan­do Pedro, Tia­go e João subi­ram a um monte com Jesus, “Ele foi trans­fig­u­ra­do diante deles, o seu ros­to res­p­lan­de­ceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se bran­cas como a luz.” (Mt 17:2). E Lucas, no seu livro de Actos, nar­ra a exper­iên­cia de Paulo deste modo: “Acon­te­ceu, porém, que quan­do cam­in­ha­va e ia chegan­do per­to de Dam­as­co, pelo meio-dia, de repente, do céu bril­hou-me ao redor uma grande luz.” (At 22:6).

O Sen­hor esclare­ceu tam­bém que aque­les que estavam em trevas e ago­ra o seguem, tor­nam-se a luz do mun­do. “Vós sois a luz do mun­do. Não se pode escon­der uma cidade situ­a­da sobre um monte, nem se acende uma can­deia e se colo­ca debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilu­mi­na a todos que estão na casa. Assim res­p­lan­deça a vos­sa luz diante dos home­ns para que vejam as vos­sas boas obras e glo­ri­fiquem a vos­so Pai que está nos céus.” (Mt 5:14–16).

E Paulo ensi­na os cristãos que “out­ro­ra éreis trevas, mas ago­ra sois luz no Sen­hor; andai como fil­hos da luz.” (Ef 5:8) “para que vos torneis irrepreen­síveis e sin­ceros fil­hos de Deus, imac­u­la­dos no meio de uma ger­ação cor­rup­ta e per­ver­sa, entre a qual res­p­lan­de­ceis como luminares no mun­do.” (Fl 2:15).

O após­to­lo João ensi­na a igre­ja acer­ca da maneira práti­ca de ser a luz do mun­do des­ta maneira: “Aque­le que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até ago­ra está nas trevas. Aque­le que ama a seu irmão per­manece na luz, e nele não há tropeço. Mas aque­le que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos. (1 Jo 2:9–11).

Con­clusão

Aque­le que era a luz, por causa de seu orgul­ho e ambição, ficou trans­for­ma­do em trevas. Porém, aque­les que vivi­am nas trevas, por causa da sua fé e sub­mis­são ao Sen­hor da luz, foram trans­for­ma­dos em luz do mun­do. Con­tu­do, jamais ser­e­mos como Deus, nem pequenos deuses, pois, des­ta for­ma, teríamos politeís­mo, o que trans­gride o man­da­men­to de Deus, de Ele ser o úni­co Deus. Mas, “Porque, se fomos plan­ta­dos jun­ta­mente com ele na semel­hança da sua morte, tam­bém o ser­e­mos na semel­hança da sua ressur­reição;” (Rom. 6:5). 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »