Três varões com Abraão

Depois apare­ceu o Sen­hor a Abraão jun­to aos car­val­hos de Manre, estando ele sen­ta­do à por­ta da ten­da, no maior calor do dia. Lev­an­tan­do Abraão os olhos, olhou e eis três home­ns de pé em frente dele. Quan­do os viu, cor­reu da por­ta da ten­da ao seu encon­tro e prostrou-se em ter­ra…”  Géne­sis 18.1,2

Questão

Quem eram aque­les varões que apare­ce­r­am a Abraão? Seri­am ter­renos ou celes­ti­ais? Humanos ou espir­i­tu­ais? Emb­o­ra não ten­hamos uma pista clara, temos, con­tu­do, algu­ma indi­cação de que Deus vis­i­tara Abraão. Então, quem seri­am os acom­pan­hantes? Men­sageiros humanos de Deus? Por que pre­cisavam des­cansar, de lavar os pés, e de com­er? Por que somente dois foram a Sodoma, enquan­to Abraão con­ver­sa­va com Deus?

Con­tex­to bíblico 

Come­ce­mos por exam­i­nar os vocábu­los hebraicos, con­cer­nentes a Deus, exis­tentes no referi­do capí­tu­lo. Logo no princí­pio é men­ciona­do ‘Jehowah’ traduzi­do por Sen­hor. E ao lon­go do tex­to aparece repeti­do mais nove vezes. Enquan­to ‘adon­ai’ traduzi­do meu Sen­hor, aparece cin­co vezes com refer­ên­cia a Deus, e uma vez ref­er­ente a Abraão.

Com refer­ên­cia aos anjos aparece a palavra hebraica ‘melek’ no plur­al, no grego ‘ange­los’, a qual tem o sig­nifi­ca­do de ‘anjos, men­sageiros, embaix­adores. Estes eram ser­vos de Deus para exe­cu­tar as suas ordens. Mas tam­bém há men­sageiros envi­a­dos pelos home­ns. Eis alguns exem­p­los bíblicos:

Quan­do Agar fugiu de Sara, o anjo de Jehowah foi encon­trá-la jun­to a uma fonte no deser­to e aconselhou‑a a regres­sar para jun­to de sua sen­ho­ra (Gn 16:7ss). Quan­do Jacó regres­sa­va à sua ter­ra, “encon­traram-no os anjos de Deus. Quan­do Jacó os viu, disse: Este é o exérci­to de Deus.” (Gn 32:1,2). “Então, envi­ou Jacó men­sageiros diante de si a Esaú, seu irmão, à ter­ra de Seir, o ter­ritório de Edom… Depois os men­sageiros voltaram a Jacó, dizen­do: Fomos ter com teu irmão Esaú; e, em ver­dade, vem ele para encon­trar-te, e qua­tro­cen­tos home­ns com ele.” (Gn 32:3,6.

Ago­ra note-se: Géne­sis 32.1 rela­ta que Deus envi­ou men­sageiros a Jacó, enquan­to os ver­sícu­los três e seis nar­ram que Jacó envi­ou men­sageiros a Esaú e voltaram com o rela­to da sua observação.

Observe­mos tam­bém a exper­iên­cia de Gideão, que rece­beu um men­sageiro de Deus: “E sucedeu que, cla­man­do eles ao Sen­hor por causa dos mid­i­an­i­tas, envi­ou-lhes o Sen­hor um pro­fe­ta, que lhes disse: Assim diz o Sen­hor, Deus de Israel: Do Egip­to eu vos fiz subir e vos tirei da casa da servidão” (Jz 6:7,8)… “Então o anjo do Sen­hor veio e sen­tou-se debaixo do car­val­ho que esta­va em Ofra e que per­ten­cia a Joás, abiezri­ta, cujo fil­ho, Gideão, esta­va mal­han­do o tri­go no lagar para o escon­der dos mid­i­an­i­tas. Apare­ceu-lhe então o anjo do Sen­hor e lhe disse: O Sen­hor é con­ti­go, ó homem val­oroso.” (Jz 6:11,12. “Ven­do Gideão que era o anjo do Sen­hor, disse: Ai de mim, Sen­hor Deus! pois eu vi o anjo do Sen­hor face a face.” (Jz 6:22).

Out­ra exper­iên­cia é a da mãe de San­são: “Mas o anjo do Sen­hor apare­ceu à mul­her e lhe disse: Eis que és estéril e nun­ca deste à luz; porém con­ce­berás e terás um fil­ho… Então a mul­her entrou e falou a seu mari­do, dizen­do: Veio a mim um homem de Deus, cujo sem­blante era como o de um anjo de Deus, em extremo ter­rív­el; e não lhe per­gun­tei de onde era, nem ele me disse o seu nome;” (Jz 13:3,6).

Con­clusão
Estes anjos pare­cem ser men­sageiros humanos envi­a­dos por Deus como embaix­adores com uma men­sagem impor­tante. Bas­ta recor­dar aqui o uso do vocábu­lo ‘anjo’ feito por João, nos capí­tu­los dois e três de Apoc­alipse, para se referir aos líderes das sete igre­jas da Ásia, a quem rev­ela o juí­zo feito por Jesus acer­ca da sua mis­são. Todavia, podem tam­bém ser men­sageiros celestes com a men­sagem de Deus.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »