VIDA SANTIFICADA

Leitura: 1 Tessalonicenses 5:1–8

E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (v. 23)

Reflexão

O apóstolo adverte que, em virtude da rápida vinda do Senhor, inesperada como um ladrão, procuremos a santificação plena e uma vida irrepreensível. Paulo aconselha que busquemos manter as três virtudes teologais, fé, amor e esperança. São elas que nos ajudam no processo de santificação e contribuem para nos mantermos inculpáveis até à vinda do Senhor. A santidade plena engloba espírito, alma e corpo. As três áreas da vida humana devem ser conservadas puras para o encontro com o Autor da Vida.

O espírito é alimentado pela Palavra de Deus mediante a fé, a fim de originar pensamentos puros. A alma é nutrida pelo amor para revelar bons sentimentos. E o corpo seja apresentado como sacrifício vivo, em renúncia constante, por causa da esperança. A fé no sacrifício de Cristo concede-nos a purificação de todo o pecado, mesmo que alguém se tenha conspurcado. O amor a Deus e ao próximo é o cumprimento de toda a lei e mantém a alma em comunhão com Deus. A esperança sustém-nos no caminho justo, ocupados nas boas obras através do corpo, as quais Deus preparou para que andemos nelas.

A santificação é definida por ‘separação’, desunião, afastamento. Quando nos unimos a Cristo desligamo-nos do mundo, do pecado e de Satanás. Então, para nos mantermos em comunhão com Deus devemos conservar-nos afastados dessas coisas e ligados a Cristo. Se Ele estiver connosco na terra, nós estaremos com Ele no céu. Esta é a nossa esperança.

Oração

Meu Deus, agradeço pelo perdão e suplico o auxílio do Espírito Santo para viver em santidade na esperança de ascender ao céu com Cristo. Amém.

Ler mais em > Devocional

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »